Dia a dia
Modernização dos semáforos em Vitória melhora sincronia e mobilidade
Nesta primeira etapa, serão investidos R$ 1 milhão, ao longo de 2021

Sincronismo de semáforos na Av. Fernando Ferrari. Foto: Elizabeth Nader
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Vitória já conta com 25 modernos controladores semafóricos nas avenidas Fernando Ferrari e Marechal Mascarenhas de Moraes, que contribuem para dar maior fluidez ao trânsito e evitar retenções, sendo 14 na primeira via e 11 na segunda.
As duas avenidas, apesar de muito movimentadas, ainda contavam com equipamentos antigos, o que dificultava a comunicação entre os semáforos. Outras importantes vias da capital ganharão novos controladores já nas próximas semanas.
Comunicação
Em Vitória, até o início deste ano, havia três tipos de controladores com tecnologias distintas instalados nos 235 conjuntos semafóricos da cidade. Alguns deles não se comunicavam com a Central Semafórica, pois se tornaram obsoletos, instalados há 20 anos, e nem peças de reposição existiam mais.
A Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) diz que outra dificuldade é que o sincronismo era operado manualmente. Havia diversos controladores sem aterramento, o que provocava o furto de cabeamento aéreo frequentemente, gerando retenções de veículos e prejuízos financeiros.
Ainda segundo a Setran, semáforos de três tempos em pontos específicos também deverão ser extintos de forma gradual.
Proteção
“Mais da metade dos semáforos não se comunicava com a Central Semafórica. O controlador é um equipamento eletrônico, sensível a uma série de situações imprevisíveis, e deveria estar protegido e aterrado, o que não ocorria”, destacou o titular da Setran, Alex Mariano.
A avenida Vitória possuía controladores novos, pois a via foi entregue no ano ado, porém, sem a comunicação com a Central.
Já na avenida Marechal Mascarenhas de Moraes não havia regularidade dos tempos dos semáforos, pois os equipamentos eram obsoletos.
Modernização
O novo parque semafórico terá padrão e estará interligado. O sistema deverá funcionar como uma “amarra”, em que os controladores devem trabalhar em sintonia e se comunicando o tempo todo.
A Setran explicou que nesta primeira etapa, serão investidos R$ 1 milhão, ao longo de 2021.
Sincronia
Os novos equipamentos poderão, inclusive, ser interligados à Central Semafórica por sinal 4G, não necessitando de fios, substituindo os cabos ainda existentes. Também serão utilizadas fibras óticas, e os semáforos estarão ligados em grupos, e estes à Central, que fará o monitoramento.
“Com a modernização, estará garantida a comunicação de todos os controladores do parque semafórico, permitindo o sincronismo dos semáforos, o que aumenta a segurança para motoristas e pedestres e a fluidez do trânsito”, declarou Mariano.
