fbpx

Dia a dia

Ministro vem ao ES reforçar trabalho decente na cafeicultura

O ministro ainda terá encontro com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande

Publicado

em

O ministro Luiz Marinho vem ao ES na próxima segunda-feira. Foto: Divulgação (Allexandre dos Santos Silva)

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho (PT), estará no Espírito Santo na próxima segunda-feira (10) para participar de um evento na Assembleia Legislativa e assina um protocolo com diversos segmentos sobre o Trabalho Decente na Cafeicultura.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A visita foi um convite da deputada federal Jack Rocha e do deputado federal João Coser, ambos do PT.  O seminário proposto pelos parlamentares será aberto ao público e terá início às 10 horas.

“Como relatora da igualdade salarial, reitero minha luta pelo trabalho decente. A escravidão é inconcebível em qualquer tempo da história. Combatê-la no mundo de hoje é afirmar que ainda temos que libertar o país dos exploradores de direitos”, ressalta a parlamentar.

Ações de promoção de práticas de trabalho decente estão entre as prioridades do Ministério do Trabalho e Emprego na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

No caso do Espírito Santo, Luiz Marinho assina o protocolo de intenções pela adoção de boas práticas trabalhistas e condições de trabalho decente na cafeicultura. O ato de do protocolo vai acontecer às 14h, no Tribunal Regional do Trabalho, com a presença de autoridades e representantes do setor cafeeiro.

“Ao promover ações que priorizem as boas práticas trabalhistas, o trabalho decente e o combate ao trabalho análogo à escravidão, o governo do presidente Lula, por meio do Ministério do Trabalho, dá dinamismo econômico e social ao país. Considero extremamente importante esse movimento do ministro de vir ao estado dialogar com trabalhadores, com o setor produtivo e o poder público”, disse o deputado João Coser.

Campanha

A do protocolo integra um conjunto de ações que o Ministério do Trabalho e Emprego tem adotado para promover melhorias nas relações trabalhistas e o trabalho decente em diferentes segmentos. Recentemente, foram assinados protocolos com os setores de vitivinicultura, no Rio Grande do Sul, e de cafeicultura, em Minas Gerais.

Além disso, em junho deste ano, o Ministério do Trabalho e Emprego lançou a campanha de Combate ao Trabalho Análogo à Escravidão que tem como meta erradicar as condições degradantes de trabalho no Brasil, com foco na formalização das relações de trabalho e na garantia do trabalho decente.

Entre os compromissos, o ministro também terá um encontro no Palácio Anchieta com o governador do estado, Renato Casagrande (PSB).

No último dia 3 de julho, uma operação do Ministério do Trabalho e Emprego resgatou um grupo de 14 trabalhadores submetidos à condição análoga à de escravo na colheita do café, em Governador Lindenberg, região norte do estado. Nenhum deles possuía Carteira de Trabalho assinada ou sequer haviam sido submetidos a exames médicos.