Dia a dia
Menina com “ossos de vidro” faz vaquinha online para comprar cadeira de rodas
Segundo a mãe, a pequena usa a mesma cadeira de rodas desde os 4 anos de idade e o equipamento já está pequeno para ela

Alice Sartório. Foto: Reprodução/Instagram
A família da Alice Sartório, de 7 anos, diagnosticada com osteogênese imperfeita tipo III, a doença conhecida como “ossos de vidro”, abriu uma arrecadação online para comprar uma nova cadeira de rodas para a pequena. Desde que nasceu, a menina já contabiliza mais de 72 fraturas pelo corpo.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Jéssica Sartório, 30 anos, mãe de Alice, conta que a família morava no Rio de Janeiro. Há dois anos e meio, estavam ando por muitas dificuldades financeiras, foi quando surgiu a oportunidade de se mudar para o Espírito Santo e morar perto da família. Atualmente, eles residem em uma casa alugada no bairro Bandeirantes, em Cariacica.
“Meu marido ficou desempregado. Eu vivo em função da Alice. Estávamos vivendo com a ajuda dos vizinhos. Viemos com a promessa de emprego para meu marido na empresa do meu padrinho. A empresa faliu e meu marido se viu sem emprego. Ele foi contratado em outra empresa, veio a pandemia e foi demitido de novo. Agora ele trabalha em uma padaria”, comenta.
A mãe da pequena conta que com o salário do marido dá apenas para pagar o aluguel e as contas da casa. O alimento na mesa muitas vezes é garantido devido a ajuda de vizinhos e a cesta básica doada pela Igreja Pentecostal Unção Celestial, de Cariacica.
“Eu preciso levar a Alice para os hospitais até quatro vezes por semana. Os remédios são muito caros e muitas vezes não temos dinheiro para comprar os que não são fornecidos pelo SUS. Ela ainda usa fralda descartável, não consegue segurar a urina, mas como o nefrologista ainda está investigando a causa, não conseguimos a requisição para pegar na Farmácia Cidadã”, ressalta Jéssica.
Segundo a mãe, a pequena usa a mesma cadeira de rodas desde os 4 anos de idade, e o equipamento já está pequeno e desconfortável para ela. Ela abriu uma vaquinha online para tentar arrecadar o valor, até o momento, tem pouco mais de R$ 500 doados. A meta é chegar aos R$ 12 mil.
Mesmo em meio a tantas dificuldades e limitações, a menina não perde a fé e está sempre com um sorriso no rosto. No Instagram, é possível ver vídeos da menina dançando na cadeira de rodas, sempre alegre e com vontade de vencer essa batalha imposta pela vida.
Ver essa foto no Instagram
“O primeiro ano de vida dela foi dentro do hospital. Demoramos a descobrir qual de fato era a doença da Alice. É uma luta diária. E é bonito ver como os irmãos – a mais velha e o mais novo – a protegem. Eles estão sempre de olho nela para que ela não se machuque. No entanto, ela já quebrou o pé ao encostar no chão. Ela já tem fraturas pelo corpo todo. O sonho dela é andar de bicicleta, mas eu não tive coragem de arriscar deixar”, conta Jéssica.
Menina frágil, mas de grande fé. Mesmo lutando contra uma doença que não tem cura, Alice guarda consigo a certeza que um dia vai poder brincar como as outras crianças e levar uma vida normal. Até que esse dia não chega, ela conta com a ajuda para ao menos ar pelos dias mais difíceis com dignidade. Caso queira fazer uma doação, pode entrar em contato com a mãe, Jéssica no telefone (27) 9 8136-6477 ou contribuir com a vaquinha online no link.
