Dia a dia
Trem de ageiros volta a circular nesta quinta-feira
A Estrada de Ferro Vitória a Minas, da Vale, foi desocupada nesta quarta-feira por manifestantes que interditavam a linha férrea desde terça-feira (02)
A Estrada de Ferro Vitória a Minas, da Vale, foi desocupada por manifestantes que interditavam a linha férrea desde esta terça-feira. A circulação do trem de ageiros volta ao normal nesta quinta-feira.
A ocupação da linha férrea foi realizada por manifestantes afetados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), em 2015.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Eles reivindicam a contratação de uma assessoria técnica que acompanhe as reivindicações dos atingidos pela lama. A Vale informou que o pedido não tem relação com as operações da empresa.
Em nota, a Vale destaca que as reivindicações dos manifestantes em questão não têm relação com as operações da empresa ou da Estrada de Ferro Vitória a Minas.
Diz, ainda, que o diálogo com as comunidades está sendo conduzido pela Fundação Renova, criada para gerir e executar os programas e ações de reparação e indenização às pessoas afetadas pelo rompimento da barragem de Fundão da Samarco.
Por nota, a Fundação Renova afirma que considera legítima a manifestação popular, coletiva ou individual e reafirma que possui a escuta, o diálogo e a participação social como práticas norteadoras de suas ações.
A Renova diz que está aberta ao diálogo construtivo e respeitoso com todos os atingidos para avaliar as demandas em busca de soluções adequadas, respeitando os limites de sua atuação e as leis brasileiras.
