fbpx

Dia a dia

Manifestação de estudantes suspende aulas na Ufes

O ato aconteceu na manhã desta quinta-feira (8), nos campi de Goiabeiras e Maruípe, em Vitória

Publicado

em

Protesto na Ufes. Foto: Internauta

Protesto na Ufes. Foto: Internauta

Após bloqueios nos campi de Goiabeiras e Maruípe, em Vitória, estudantes, professores e servidores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) convocam novo ato para às 17 horas, nesta quinta-feira (8). A concentração está marcada para às 16h30, em frente ao Teatro da Ufes.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Na manhã desta quinta-feira, manifestantes bloquearam a entrada dos campi de Vitória. Estudantes, professores e servidores protestam contra os cortes de verbas do governo federal às universidades públicas.

O bloqueio no orçamento das instituições federais de ensino superior feitas em dezembro vai deixar 14,7 mil estudantes sem bolsas e auxílio estudantil, sendo 5,4 mil na Ufes e 8,5 mil no Ifes. Os cortes na Ufes totalizam quase R$ 6 milhões.

O corte também afeta bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado que recebem pela Capes. Na Ufes, são 399 bolsistas Capes de doutorado e 420 de mestrado, enquanto no país esse número chega a 100 mil estudantes.

Em resposta à gestão Bolsonaro com o não pagamento das bolsas e auxílios estudantis, o Diretório Central dos Estudantes da Ufes mobilizou a comunidade universitária.

“É inissível que estudantes fiquem sem receber suas bolsas, que garantem sua permanência e seu direito à educação. O DCE estará pronto para mais um embate em defesa da educação, contra os cortes e pela recomposição imediata dos orçamentos das universidades e institutos federais”, escreveu no Instagram.

A istração Central da Ufes comunicou que, devido ao bloqueio dos os aos campi de Goiabeiras e Maruípe, as atividades acadêmicas e istrativas nestes locais estão suspensas nesta quinta-feira (8).

Nos campi da Ufes em Alegre e em São Mateus, os setores que estiverem impedidos de realizar suas atividades devido ao bloqueio dos os, também estão com as atividades suspensas.