Dia a dia
Manifestação contra cortes na educação interdita vias de Vitória
Em Vitória, nesta terça-feira (18), a concentração teve início às 16h30 em dois pontos: no Teatro da Ufes e na praça de Jucutuquara
Estudantes, professores e profissionais ligados à educação foram às ruas em protesto contra o corte de verba para as instituições de ensino pelo governo federal. Em Vitória, nesta terça-feira (18), a concentração teve início às 16h30 em dois pontos: no Teatro da Ufes e na praça de Jucutuquara.
O primeiro grupo saiu do Teatro da Ufes, por volta das 18h20, seguindo pela avenida Fernando Ferrari, no sentido Centro de Vitória, que ficou interditada. O outro grupo saiu da praça de Jucutuquara, ao lado do Ifes, e ocupou uma faixa da Avenida Vitória.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Ver essa foto no Instagram
Os manifestantes devem seguir em direção a Reta da Penha, onde vão se encontrar, e seguir em direção a Assembleia Legislativa, na Enseada do Suá, local onde os dois grupos se encontrarão para um novo ato.
Os manifestantes protestam contra os cortes do Ministério da Educação (MEC) em diversos setores, em especial nas verbas destinadas às universidades e institutos federais, o que pode inviabilizar em breve o funcionamento das instituições que já vêm sofrendo cortes seguidos nos últimos anos.
Além disso, estudantes, professores e servidores estão aliados após se reunirem e acordarem que o momento atual no Brasil marca muito mais do que um processo eleitoral, mas a defesa do direito de lutar a partir dos marcos civilizatórios do Estado Democrático de Direito. Além disso, pautas como o desmonte do SUS, o orçamento secreto, inflação em alta, desemprego e 33 milhões de pessoas ando fome no país também serão denunciadas.
Além da Adufes, Diretório Central dos Estudantes da Ufes (DCE Ufes), Sindicato dos Servidores Federais do Ifes (Sinasefe Ifes), e Movimento Estudantil do Ifes, outras dezenas de entidades apoiam a movimentação desta terça-feira (18). Os atos fazem parte das diversas ações que estão sendo desenvolvidas até o segundo turno das eleições que acontece no dia 30 de outubro.
Ver essa foto no Instagram
