fbpx

Dia a dia

Mais de 57% das pacientes não buscam exames de mamografia

Neste primeiro ano, o Juntos Pela Mama disponibilizou uma plataforma para triagem digital, facilitando o o de pacientes com exame alterado ao tratamento

Publicado

em

Câncer de mama. Foto: Divulgação/Sociedade Brasileira de Mastologia

O Juntos Pela Mama promove serviços e tratamentos para pessoas que lutam para vencer o câncer de mama. O projeto visa dar mais dignidade no tratamento do câncer no SUS e zerar a fila de espera por cirurgias. Mesmo com ações como essas, 57% das mulheres atendidas no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória não retornam para pegar o resultado do exame. Assim, não dão início ao tratamento, em caso de necessidades.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Neste primeiro ano, o Juntos Pela Mama disponibilizou uma plataforma para triagem digital, facilitando o o de pacientes com exame alterado ao tratamento. A mulher busca o primeiro atendimento por meio do WhatsApp. Nessa primeira etapa, a plataforma identifica a necessidade de um atendimento presencial. No fim dessa triagem digital, a paciente já tem uma consulta agendada, em caso de necessidade.

A médica mastologista Danielle Chambô, que faz parte do movimento Juntos pela Mama, esclarece que esse processo surgiu para tirar da fila de espera do SUS as pacientes que precisam de urgência em um diagnóstico. No entanto, 57% das mulheres atendidas no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória não retornaram para buscar o resultado da mamografia. Dado que preocupa e muito os médicos.

> Juntos pela Mama: projeto ganha apoio de grupo empresarial

“Esse levantamento foi feito no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória. Em outras unidades particulares que trabalho os números também são alarmantes. A mamografia não é curativa, é uma etapa para o diagnóstico. Se a mulher não retorna, ela não sabe o resultado do exame. É com o resultado da mamografia que damos encaminhamentos para novos exames, para então ser fechado o diagnóstico da pacientes”, explica a médica mastologista.

Para tentar minimizar esse impacto, o Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória tem feito uma busca ativa, onde em caso de alterações nos exames, a unidade entra em contato com a paciente e já agenda uma consulta com o especialista. Assim, não há demora no diagnóstico, e aumenta a possibilidade de cura do possível câncer de mama.

Outro dado alarmante é que, das pacientes atendidas pelo Juntos Pela Mama, 83% buscaram a plataforma por já apresentar nódulo no ceio. Dessas, 18% também sentiam nódulo na axila, o que pode significar um câncer mais avançado. Desse total, 40% precisaram fazer biópsia e 60% delas o resultado foi positivo para câncer de mama.

“Todas as pacientes que chegaram até nós nesse último ano, foi por não ter conseguido atendimento pelas vias normais do SUS. Em média, o tempo de espera delas foi de sete meses. Essa demora no atendimento diminui a chance de cura. Há leis que garantem o atendimento em até 60 dias e, em caso de sintomáticas, esse tempo cai para 30 dias. No entanto, não é o que acontece na prática”, comenta Danielle.

O Juntos Pela Mama funciona em parceria no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória. Toda mulher pode buscar atendimento por meio do Whatsapp (27) 9 9936-5750. Primeiro é feita uma triagem virtual, depois a equipe do Juntos Pela Mama dá continuidade ao atendimento e, se necessário, já é feito o agendamento de uma consulta presencial com a paciente. Você pode também seguir o Juntos Pela Mama no Instagram, onde há muito conteúdo para sanar dúvidas e orientar as mulheres.