Dia a dia
Mãe denuncia desrespeito às leis para autista em Vitória
A denúncia afirma que a prefeitura tem exigido laudo com prazo de validade para pessoa autista

A prefeitura, segundo denúncia, está exigindo laudo com prazo de validade para pessoa autista. Foto: André Sobral/PMV
Uma mãe de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) reclamou que a prefeitura de Vitória está exigindo um laudo de até 90 dias para renovar o cartão que dá direito a estacionamento no município.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A denúncia foi repostada pelo deputado estadual Fabrício Gandini. Segundo ele, a mãe procurou o gabinete para relatar a situação. Em um áudio publicado nas redes sociais do parlamentar, a mãe pede ajuda para fazer cumprir duas leis estaduais em vigência que garantem o benefício às pessoas com transtorno.
“A prefeitura está exigindo um laudo médico com validade de até 90 dias para garantir o benefício da renovação do cartão de estacionamento de uma menina com Transtorno do Espectro Autista (TEA). É um absurdo”, diz Gandini.
Segundo ele, existem duas leis de sua autoria que obrigam a aceitação dos laudos emitidos pelas redes pública e particular, e ainda tornam este documento com validade indeterminada. Outra lei estabelece validade indeterminada para laudos de TEA no Sistema de Transporte Público.
Ver essa foto no Instagram
“Uma consulta com neuropediatra para obter o laudo custa R$ 700 e não é fácil de conseguir. Preciso da ajuda de pais, familiares de autistas e profissionais para divulgar a legislação. Juntos, vamos vencer a burocracia”.
No áudio em que o deputado afirma ser da mãe da criança, ela diz que recebeu uma ligação da prefeitura pedindo o documento com validade de 90 dias. “Ela disse que é o padrão da prefeitura. Ela ainda foi muito gentil e educada mandando eu dar um google para saber meus direitos”, disse.
O que diz a prefeitura de Vitória:
A Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) informa que o benefício de gratuidade se estende à pessoa com transtorno do espectro autista.
Informa, ainda, que, em Vitória, o laudo médico, que é exigido uma única vez, tem validade independente do tempo. Já o cartão de estacionamento, por uma questão normativa, tem validade por cinco anos, mesmo para deficiente permanente e precisa ser renovado.
Informa, ainda, que aqueles que tiverem dificuldade de locomoção podem fazer a solicitação de maneira facilitada pelo link solicitando o protocolo.
Destaca que é fácil e o uso da tecnologia traz comodidade e conforto, pois não há necessidade do interessado ir até a secretaria.
Em todas as regiões da capital, existem vagas de estacionamento reservadas exclusivamente para idosos e pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção. O uso da credencial é obrigatório.
