fbpx

Dia a dia

Linhares registra o maior acumulado de chuvas nas últimas 24 horas

As medições levam em conta o volume acumulado de chuvas entre as 6 horas de quarta-feira e as 6 horas desta quinta

Publicado

em

Rua alagada no Centro de Linhares. Foto: Pablo Bonfante

Rua alagada no Centro de Linhares. Foto: Pablo Bonfante

Linhares, no Norte do Espírito Santo, é a cidade mais atingida pelas chuvas nas últimas 24 horas. Segundo relatório da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, choveu no município 102,60mm. Vitória e Serra ocupam a segunda e terceira posição dessa lista com 97,76mm e 94,93 mm, respectivamente. As medições levam em conta o volume acumulado de chuvas entre as 6 horas de quarta-feira (20) e as 6 horas desta quinta (21).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

De acordo com a Defesa Civil Estadual, Linhares registrou alagamentos em ruas, residências e também na BR-101. Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostrava a água cobrindo as rodas dos veículos no centro da cidade. Apesar do grande volume de chuva registrado no município, Linhares não possui desabrigados (pessoas encaminhadas para abrigos) ou desalojados (pessoas abrigadas na casa de familiares).

A chuva na Grande Vitória

Em Vitória, 25 áreas têm risco de deslizamentos ou desabamentos. Por esse motivo, 25 pessoas estão desalojadas e oito imóveis foram interditados. Segundo a prefeitura, durante a quarta-feira, equipes da Defesa Civil Municipal atenderam 35 chamados para ocorrências como infiltrações, rachaduras e risco de queda de árvores sobre residências. O órgão registrou também uma movimentação de solo dentro do terreno de uma residência no bairro Bonfim. Para evitar novo deslizamento, técnicos instalaram uma lona sobre a terra a fim de evitar infiltrações.

Na Serra, parte de uma uma casa desabou no bairro Eldorado. Porém, de acordo com o município, não houve necessidade de interdição da área. Outro deslizamento foi registrado nesta quinta-feira no bairro São Marcos 2, onde a terra derrubou o muro de uma residência. A Defesa Civil realizou uma vistoria e concluiu que não há riscos de novos acidentes no local. Em Val Paraíso, o município alerta para um poste de energia elétrica que está “afundando” na calçada. Segundo a prefeitura, a EDP já foi acionada e o trânsito na região foi isolado.

Acumulados de Chuva em 24 horas

Confira os maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas registrados no Espírito Santo:

Linhares: 102.60mm
Vitória: 97.76mm
Serra: 94.93mm
Aracruz: 92.50mm
São Mateus: 62.60mm
Marilândia: 57.80mm
Santa Leopoldina 57.18mm
Vila Velha: 54.20mm
Rio Bananal: 53.60mm
São Roque do Canaã: 52.18mm
Cariacica: 50.45mm
Fundão: 50.60mm
Ibiraçu: 47.49mm
Santa Maria de Jetibá: 41.41mm
Conceição da Barra: 40.00mm

Os demais municípios registraram acumulados inferiores a 40mm.