Dia a dia
Liberação de criminosos de manicômio é adiada
A data prevista para o encerramento das atividades do manicômio judiciário era esta quarta-feira, 28, mas de acordo com a Sejus ela foi revista

Liberação de criminosos de manicômio é adiada . Foto: Divulgação (Sejus)
A liberação dos pacientes que estão internados na Unidade de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (UCTP) foi adiada. A data prevista para o encerramento das atividades do manicômio judiciário era esta quarta-feira, 28 de agosto, mas de acordo com a Secretaria da Justiça (Sejus) ela foi revista.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O fechamento da unidade faz parte das ações da Política Antimanicomial, previstas em resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Segundo a Secretaria de Justiça, nenhum paciente seria solto sem laudo para a desinternação.
Atualmente, a UCTP conta com 35 pacientes, sendo 31 homens e 4 mulheres. Desde o dia 29 de fevereiro, cumprindo o prazo estabelecido pelo CNJ (Resolução nº 487), a Sejus não recebe pacientes na unidade. Um grupo de trabalho foi criado com a finalidade de propor as medidas necessárias ao efetivo cumprimento da resolução.
O processo de desinternação pode ocorrer de duas formas: seja pelo acolhimento familiar ou pela assistência do Poder Executivo. No caso do Espírito Santo, isso envolve a Secretaria da Saúde (Sesa) e a Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades).
Proposta
O Governo do Estado estuda ceder o espaço físico onde hoje funciona a Unidade de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (UCTP), em Cariacica, para a Secretaria da Saúde (Sesa). “A proposta é tornar o local adequado para o atendimento de pessoas desse público, de acordo com o que determina a resolução do CNJ. O espaço se tornaria um ambiente exclusivamente terapêutico, com profissionais adequados para conduzir o tratamento ambulatorial e não de custódia. A Secretaria da Justiça deixaria de atuar nesse estabelecimento e transfere para a Secretaria da Saúde toda a estrutura física do local, bem como o desenho de transição que envolve os profissionais que atuam nesse segmento”, explica o secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco.
Sobre os pacientes
27 possuem medidas de segurança de internação, sendo:
07 deles contam com laudo de cessação da medida de segurança aguardando desinternação
12 foram desinternados, sendo que 3 aguardam vaga em residência inclusiva e outros 9 esperam vaga em residências terapêuticas
08 ainda não cessaram a periculosidade e não ainda não estão em condição de desinternação.
Veja a relação do número de presos e os crimes cometidos
Homicídio: (art. 121) – 19
Exílio (art. 97, B) – 01
Ameaça (art. 147) na forma da lei 11.340/06 – 03
Lesão corporal (art. 129) na forma da lei 11.340/06 – 03
Latrocínio (art. 157, § 3º, II) – 02
Estupro de vulnerável (art. 217-A) – 02
Tráfico (art. 33) – 01
Estupro (art. 213) – 03
Descumprimento de medida protetiva (art. 24-A, 11340/06) – 02
Importunação sexual (art. 215-A) – 01
