fbpx

Dia a dia

Levantamento aponta déficit de leitos no ES

Estado precisaria criar 1.588 leitos de enfermaria e 15 de UTI nos próximos 30 dias para atender aos casos de coronavírus

Publicado

em

Leito de hospital. Foto: Pixabay

Leito de hospital. Foto: Pixabay

Um levantamento feito pelo jornal O Globo, com base em informações do Ministério da Saúde, revelou que o Espírito Santo tem um déficit de 1.588 leitos de enfermaria e 15 de UTI. Esse é o quantitativo de leitos que, segundo documento do órgão, precisa ser construído nos próximos 30 dias para atender à demanda do novo coronavírus. A situação do Espírito Santo é a 2ª pior do país quanto à defasagem de leitos de enfermaria e a 13ª melhor posição quando considerado o déficit de leitos de UTI.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Ainda, de acordo com O Globo, o documento calcula que 16 das 27 unidades da federação precisam criar, juntas, 1.623 leitos de UTI para os próximos 30 dias. No caso dos leitos de enfermaria, que podem receber casos menos graves, São Paulo é o único estado que tem mais do que precisa. Os outros 26 estados juntos acumulam um déficit de 22.901.

No Espírito Santo, há 357 leitos de UTI (existentes ou em criação) e são necessários 375. Os leitos de enfermaria existentes ou em criação somam apenas 218, quando o necessário seriam 1.806, de acordo com a reportagem.

Segundo o levantamento, uma estimativa do Ministério da Saúde mostra que, em 27 de março, 17 unidades da federação tinham mais de 70% dos seus leitos ocupados.

Em nota, a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo) disse que, para o enfrentamento da covid-19, várias medidas estão sendo adotadas, entre elas a disponibilização de 339 leitos de UTI exclusivos para o atendimento de pacientes acometidos pelo novo coronavírus. Deste total, 240 são novos leitos de UTI que estão sendo construídos e/ou adequados nos hospitais de referência para a doença. A secretaria também explica que, além destes, estão sendo disponibilizados mais 45 leitos de isolamento, 15 de semi-intensivo e 64 de enfermaria nos hospitais de retaguarda. A rede hospitalar da Sesa já conta com 60 leitos de UTI disponíveis para o atendimento imediato de pacientes com complicações referentes ao novo coronavírus, diz a secretaria.