Dia a dia
Lei em Vitória obriga que número do CVV seja exposto em elevadores
Estabelecimentos na capital têm 60 dias para se adequarem a nova lei

Ligação CVV. Foto: Pixabay
Agora é lei em Vitória que o número de telefone do Centro de Valorização da Vida (CVV), 188, seja exposto no interior de elevadores em edifícios comerciais, residenciais ou repartições públicas.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Publicada no Diário Oficial do município na quarta-feira (18), a nova lei altera a lei n° 9.674/2020 que obrigava a divulgação do Disque Denúncia nos elevadores.
Os estabelecimentos da capital têm 60 dias para se adequarem à determinação.
Nos elevadores, as informações sobre o Disque 100, Disque 180 e 181 para denúncia de violência contra mulheres, crianças ou adolescentes, pessoa com deficiência ou idosos e animais já são obrigatórias em Vitória.
A lei é de autoria da vereadora Karla Coser (PT).
Conheça o CVV: o serviço de ligações gratuitas que salva vidas
O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma organização sem fins lucrativos, filantrópica, que presta serviço e apoio emocional por meio de voluntários, de forma gratuita e com total sigilo. Criado em São Paulo na década de 60, o CVV foi se expandindo aos poucos, e chegou ao Espírito Santo. Há mais de 30 anos, voluntários capixabas se colocam à disposição nas linhas e conseguem, com todo respeito, acolhimento e confiança, ajudar a aliviar as dores “do coração”, e até mesmo evitar um suicídio.
Em Vitória, o centro soma 36 voluntários que atendem ligações de todo o país. O número de atendimentos cresceu durante a pandemia do coronavírus. Por ano, o país registra mais 3 milhões de ligações. Esse aumento na demanda trouxe a necessidade de remodelar o sistema de atendimento. As ligações, que costumavam ser atendidas nas sedes, precisaram ser remodeladas e agora podem ser feitas à distância, de forma remota.
O CVV de Vitória fica na avenida Alberto Tôrres, 153, em Jucutuquara, próximo ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). Para mais informações, o telefone é (27) 3223-4111. O atendimento 24h é oferecido por meio do 188.
Atualmente, os próprios voluntários que se unem para arcar com os custos da sede do CVV. Caso alguém queira ajudar com doações, pode fazer transferências por meio do PIX 28.414.902/0001-93 da Mantenedora do CVV Vitória: GAF – Grupo de Apoio Fraterno.
