fbpx

Dia a dia

Lacen voltará a dar resultados de covid em 48h

Estado resolve problema de kits de extração para analisar covid e vai voltar a realizar de 500 a 650 testes por dia no Lacen. Total de 2.100 testes represados serão enviados para o Paraná

Publicado

em

Covid-19: falhas e divergências em sistemas impedem Brasil de saber número real de testes. Foto: State Public Health Laboratory/ Flickr. Foto: State Public Health Laboratory/ Flickr

Covid-19: estado vai acelerar testagem. Foto: State Public Health Laboratory/ Flickr

Depois de enfrentar atraso na liberação de resultados de testes de covid-19 por problemas nos kits de extração, o Lacen (Laboratório Central do Espírito Santo) vai retomar o prazo de 48 horas para dar resultado da doença a partir desta terça-feira (26).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Por conta desse problema, o estado tem hoje 2.100 amostras aguardando resultado. E para acelerar a análise, as amostras serão enviadas para o Instituto Molecular do Paraná. “Nessa semana vamos recuperar a capacidade de análise que tínhamos antes da crise. Vamos poder analisar de 500 a 650 amostras por dia e o Lacen pode analisar até 1.000. A demanda atual é suficiente para garantir em 48 horas o resultado do exame”, disse o secretário de Estado da Saúde, Nesio Fernandes.

Além disso, a partir de quinta-feira, começa a funcionar o equipamento que oferece resultado de PCR em 1h30. De acordo com o secretário de Saúde, o aparelho está sendo instalado nesta segunda-feira (25) e já conta com 5 mil kits de extração. Esses testes serão voltados para todos os pacientes graves internados em hospitais, o que garante melhora do fluxo hospitalar com a confirmação ou não da doença de forma mais rápida.