fbpx

Dia a dia

“Isso não pode ficar só com Vitória”, diz prefeitura sobre chegada de mais venezuelanos

A Secretaria de Assistência Social busca a participação de outros órgãos no acolhimento dos venezuelanos da etnia indígena Warao

Publicado

em

Refugiados venezuelanos da etnia indígena Warao chegam a Vitória. Foto: Prefeitura de Itabuna

Refugiados venezuelanos da etnia indígena Warao chegam a Vitória. Foto: Prefeitura de Itabuna

Mais um grupo de refugiados venezuelanos da etnia indígena Warao desembarcou na Rodoviária de Vitória. 21 refugiados – 7 adultos e 14 crianças, dentre eles um bebê, – foram levados na manhã desta terça-feira (30) para o abrigo improvisado em São Pedro, da Prefeitura de Vitória.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A secretária Municipal de Assistência Social, Cintya Silva Schulz, disse que os refugiados vieram em um ônibus com agens compradas pela Prefeitura de Itabuna, Sul da Bahia. A Prefeitura de Vitória foi pega de surpresa com a chegada de mais um grupo de indígenas Warao.

“Eles chegaram por volta das 9h20 na Rodoviária de Vitória. Antes mesmo que as equipes de abordagem da Assistência Social chegassem lá, vans e microônibus os levaram até o abrigo provisório e emergencial que, atualmente, acolhe o grupo que chegou em meados de agosto”, detalhou a secretária.

Para Cintya, é necessário o apoio do governo Federal e Estadual e também da Fundação Nacional do Índio (Funai). Uma vez que a Prefeitura de Vitória não tem expertise e políticas sociais para índios ou refugiados. A Secretaria de Assistência Social busca a participação de outros órgãos no acolhimento dos venezuelanos da etnia indígena Warao.

> As barreiras que impedem ajuda ao grupo de venezuelanos que está no ES

“Não é simplesmente apoio técnico e nem ser solidário. É executar política, cofinanciar e arranjar um novo espaço onde essas pessoas possam ser acolhidas com dignidade. Precisamos que a política seja implementada por outros órgãos. Isso não pode ficar só com Vitória”, frisou a secretária.

Indígena Warao são acolhidos em Vitória. Foto: Divulgação

Indígena Warao são acolhidos em Vitória. Foto: Divulgação

EM ITABUNA

O grupo de refugiados venezuelanos chegou no último final de semana em Itabuna (BA). Antes disso, eles estavam no município de Jequié, também na Bahia. Eles foram acolhidos provisoriamente no Centro Pop pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS).

A Prefeitura de Itabuna disse que o grupo entrou em contato com a equipe da SEMPS em busca de agens para seguir para Vitória e se juntar aos parentes e amigos.