Dia a dia
IPAJM cria e-mail para tirar dúvidas de servidores
O objetivo é esclarecer as novas regras da aposentadoria, detalhar as regras de transição e oferecer ao servidor uma expectativa de tempo de contribuição para que ele se aposente
Diante do aumento da procura dos servidores estaduais ao IPAJM (Instituto de Previdência dos Servidores do Espírito Santo) em busca de informações sobre as novas regras de aposentadoria, aprovadas na última terça-feira, o instituto criou um e-mail para ampliar o atendimento. É o [email protected].
O objetivo é tirar dúvidas do servidor a respeito da aplicação das novas regras, detalhar em qual regra de transição ele se encaixa e qual a expectativa de tempo de contribuição que ainda resta para o funcionário se aposentar. O prazo para resposta do e-mail será de 48 horas.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Além do e-mail, o instituto também está preparando um “perguntas e respostas” sobre a reforma, que poderá ser ado no site do órgão. Basta clicar no banner “Reforma da Previdência”, onde já é possível conferir uma nota explicativa sobre as mudanças implementadas.
De acordo com a diretora técnica do instituto, Mariana Gonçalves, os servidores do instituto também estão ando por treinamento para prestarem as informações necessárias. “Hoje, não fazemos simulações individualizadas, porque os processos ficam nos órgãos de origem, mas podemos prestar as informações necessárias”, explica.
Ainda, de acordo com ela, o instituto estuda realizar plantões tira-dúvidas a partir do ano que vem, caso haja aumento da demanda.
Ação na Justiça
Contrários à reforma aprovada pela Assembleia Legislativa, o Sindicato dos Servidores Públicos do Estado e a Pública – Central do Servidor entraram com uma ação na Justiça pedindo a suspensão dos efeitos da reforma em caráter liminar. As entidades questionam a falta de debate com os servidores e a tramitação recorde na Assembleia.
Procurado, o governo do estado disse que não comentaria o assunto por não ter sido oficialmente notificado. A Assembleia não emitiu posicionamento.
