Dia a dia
Inverno será um pouco mais quente e seco no Espírito Santo
Julho será marcado por temperaturas mais elevadas, seguindo a mesma tendência para agosto, onde se espera um mês mais quente

Orla de Camburi, em Vitória. Foto: Patricia Battestin
Com o início do inverno marcado para a próxima quarta-feira (21), às 11h58 (horário de Brasília), o Espírito Santo deve se preparar para uma estação um pouco mais quente e predominantemente seca. A estação vai até 23 de setembro de 2023, quando ocorrerá o equinócio da primavera.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O cenário previsto é reflexo de uma tendência percebida na maior parte do Sudeste brasileiro, com os efeitos do El Niño trazendo um aumento das temperaturas, especialmente no fim do inverno, e maior incidência de temporais entre o oeste e sul de São Paulo, sul do Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Para o Espírito Santo, a previsão é de uma estação com temperaturas acima da média. Julho será marcado por temperaturas mais elevadas, seguindo a mesma tendência para agosto, onde se espera um mês mais quente, com temperaturas acima da média na maior parte da Região.
Há, porém, uma ressalva para as áreas mais ao sul da região, onde a previsão aponta para mais chuvas, interrompendo o padrão de tempo seco e quente, especialmente no sul e oeste paulista e sul de Minas. A umidade relativa do ar pode diminuir em boa parte do interior, aumentando a propensão a queimadas.
Chegando a setembro, o último mês da estação, as temperaturas altas continuam a predominar, especialmente entre o norte de São Paulo e oeste de Minas Gerais, com o calor aumentando ao longo do mês.
A chuva pode ficar um pouco acima da média em São Paulo, sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo, mas ela não será tão frequente, ocorrendo de forma mais localizada. A atenção deve ser redobrada principalmente na segunda quinzena, onde há possibilidade de ondas de calor.
Assim, a população do Espírito Santo deve se preparar para um inverno mais quente e seco este ano, com chuvas mais localizadas e possibilidade de calor intenso, principalmente na segunda quinzena de setembro. É recomendado que a população siga atenta às atualizações das previsões do tempo, mantendo-se preparada para as variações climáticas que a estação pode trazer.
