Dia a dia
Inverno brasileiro sob influência do El Niño: O que esperar?
A nova estação começa oficialmente às 11h58 desta quarta-feira (21). No Espírito Santo o inverno deve ser menos frio e mais chuvoso

Inverno deve ser menos frio no ES. Foto: Patrícia Battestin
Nesta quarta-feira (21) às 11h58, o inverno será oficialmente iniciado, e durará até às 3h50 do dia 23 de setembro. Mas, prepare-se para um cenário um pouco atípico: a estação mais fria do ano será mais quente, em virtude da influência do El Niño.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O fenômeno El Niño é uma condição climática que aquece as águas do Pacífico, alterando a direção dos ventos e a distribuição das chuvas globalmente. Isso significa que as regiões Norte e Nordeste do país devem esperar menos precipitações, enquanto no Sudeste e Sul, as chuvas tendem a aumentar.
Para o Espírito Santo, as previsões indicam um inverno levemente mais quente e úmido que o habitual. Contudo, como sabemos, o clima tem suas surpresas – esteja preparado para possíveis massas de ar frio inesperadas.
Apesar das previsões de um inverno mais ameno, a entrada de massas de ar frio e a formação de geadas em regiões de maior altitude nas regiões Sul e Sudeste não estão descartadas. Conforme dados do Inmet, os estados de Mato Grosso, Rondônia, Acre e sul do Amazonas podem esperar dias mais frios.
O El Niño, confirmado neste mês pelo Centro de Previsão Climática da istração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), deve persistir durante o inverno. Ele é responsável pelo aquecimento anormal da superfície do Oceano Pacífico na região equatorial, com um acréscimo de até 0,5º C durante um período de seis meses a dois anos. Em solo brasileiro, pode aumentar o risco de seca no Norte e Nordeste e intensificar as chuvas na região Sul.
