Dia a dia
Alerta de chuvas para 35 cidades capixabas
Sul do estado será a região mais atingida. Segundo o Climatempo, o volume d’água pode se aproximar dos 150mm nas próximas 48h

Instituto Nacional de Meteorologia emite alerta de chuvas para 35 cidades do ES. Foto: Pixabay
Pelo menos 35 cidades do Espírito Santo estão em áreas de alerta para chuvas intensas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há riscos de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. O aviso do órgão é válido até as 11h desta quarta-feira (20).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
> Chuvas voltam a causar alagamentos em Vila Velha
Entre os municípios destacados pelo Instituto estão Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Nortes, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Guacuí, Guarapari, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, Marataizes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Maria de Jetibá, São José do Calçado, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante e Viana.
Segundo o Climatempo, o mau tempo nessas regiões é causado pelo avanço de uma frente fria e mudança na circulação dos ventos. Combinadas, essas duas situações podem causar chuvas fortes e persistentes.
Ainda de acordo com o instituto, o acumulado de chuvas no Espírito santo para as próximas 48h é de 150mm. Na última semana, quando o mau tempo causou alagamentos por toda a Grande Vitória, deixando mais de 400 desalojados em Viana, o volume registrado no município foi de 86,6mm.
Temporal deve atingir o ES na quarta-feira
Na quarta-feira (20), um novo sistema de baixa pressão atmosférica deve agir na costa do Espírito Santo, reforçando as áreas de instabilidade em toda a região Sudeste do país. “Com isso, a previsão é de temporais generalizados especialmente no estado capixaba e em grande parte de Minas Gerais”, alertou o Climatempo.
