Dia a dia
Incêndio no Parque Paulo César Vinha destruiu o equivalente a 600 campos de futebol
A estimativa do Iema é de que 40% da área de preservação ambiental tenham sido destruídas pelas chamas

Incêndio destrói vegetação no Parque Estadual Paulo César Vinha, em Guarapari. Foto: Iema/Divulgação
O incêndio de grandes proporções que atingiu o Parque Estadual Paulo César Vinha, em Guarapari destruiu cerca de 600 hectares – 40% dos 15 km² do local – área equivalente a cerca de 600 campos de futebol, segundo o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). As chamas avançaram sobre a mata na quinta-feira (22), ameaçaram casas e assustaram moradores da região.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
De acordo com o Corpo de Bombeiros, nesta segunda-feira (26), não há mais presença de fogo no local e o trabalho segue para conter as ilhas de calor que ainda estão emanando fumaça em uma parte de vegetação densa. Equipes ainda trabalham na área norte, que está sendo inundada, com a utilização de carros pipa e mananciais da região.
Ainda segundo o Iema, a área atingida ainda será calculada, mas a estimativa é cerca de 600 hectares foram destruídos pelas chamas. Até o momento, não foram encontrados animais feridos, mas a equipe de Fauna do Iema segue monitorando o parque.

Incêndio destrói vegetação no Parque Estadual Paulo César Vinha, em Guarapari. Foto: Marcelo Nascimento/Iema
INCÊNDIO
O incêndio começou na tarde de quinta-feira (22) e se espalhou rapidamente. As equipes que combatiam as chamas chegaram a considerar que o fogo havia sido extinto durante a noite, mas na manhã de sexta-feira (23) novos focos de incêndio voltaram a aparecer. No fim do dia, o fogo foi controlado e, desde então, os bombeiros trabalham para resfriar o local e controlar a fumaça.
