Dia a dia
Ifes volta a aplicar provas para ingressar em cursos técnicos
Depois de selecionar alunos por histórico escolar devido à pandemia da covid-19, Instituto Federal volta a aplicar provas de forma presencial

Campus do Ifes de Jucutuquara. Foto: Divulgação
Depois de dois anos realizando análise de histórico escolar para definir a lista de estudantes a ingressarem na institutição, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) volta a aplicar prova para selecionar alunos dos cursos técnicos a partir do próximo processo seletivo, para ingresso em 2023. Para os cursos concomitantes e subsequentes a escolha ainda será por análise do histórico escolar. As provas foram interrompidas devido à pandemia da covid-19.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A decisão foi tomada depois da instituição avaliar que já existem condições neste momento da pandemia para realizar as provas de forma presencial. Sobre manter a utilização da análise de histórico escolar para os cursos técnicos concomitantes e subsequentes, o Ifes justificou que se deve ao fato de que as avaliações apontaram como adequado e eficaz o uso do formato. No final do ado, estudantes chegaram a fazer protesto contra a adoção da análise de histórico escolar para selecionar alunos.
O conteúdo programático da prova para ingresso nos cursos técnicos integrados para 2023 estará disponível no edital, cuja previsão de lançamento é até final de setembro , assim como as orientações sobre os documentos, prazos e cursos ofertados. As definições da apresentação do histórico escolar para análise dos processos seletivos dos cursos técnicos concomitantes e subsequentes também serão definidos e apresentados no edital.
Quanto aos cursos técnicos integrados da Educação de Jovens e Adultos, o formato está em estudo, considerando as características desta modalidade e as ofertas realizadas pelas redes municipais e estadual durante os anos afetados pela pandemia.
