Dia a dia
Hotéis de Pedra Azul esperam ocupação de 70% no inverno, mesmo com a pandemia
Segundo dados da Associação de Turismo da Região Serrana, a movimentação nos últimos fins de semana tem sido crescente no fim de semana, apesar dos restaurantes estarem fechados

Pedra Azul. Divulgação / Prefeitura de Domingos Martins
Enquanto no país 52% dos hotéis nos grandes centros turísticos do país estão fechados devido à pandemia, na região Serrana do Espírito Santo a procura e a movimentação turística é grande, principalmente em Pedra Azul, Domingos Martins.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Depois de ficarem cerca de 40 dias fechadas no início do período de isolamento social, pousadas e hotéis reabriram e a procura pelas reservas é grande, relata Valdeir Nunes, representante da Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau. Em algumas unidades hoteleiras a ocupação é de 70%, mesmo com a pandemia.
“A movimentação tem sido muito boa. Estamos segurando para não lotar nossos hotéis. No último feriado (de Corpus Christi), eles chegaram a ficar com 80% de ocupação, que é o limite com o qual temos trabalhado”, afirmou.
A procura pelas reservas é, principalmente, para os fins de semana. Durante a semana, a ocupação fica em torno de 10 a 20%. Mas o setor tem tido uma dificuldade: o fechamento dos restaurantes nos finais de semana, o que prejudica o atendimento aos hóspedes. A região só tem contado com o funcionamento de restaurantes que ficam às margens da BR-262, no entorno da Pedra Azul e também em Venda Nova.
Durante a pandemia, alguns hotéis têm restringido áreas, como piscinas, brinquedos infantis e academias. As mesas dos restaurantes estão com afastamento recomendados pelos protocolos sanitários e os funcionários têm utilizado máscara e a viseira de proteção. Em relação ao preço, Valdeir destacou que boa parte dos hotéis tem praticado um desconto de 20%.
A prefeitura de Domingos Martins disse que, de acordo com o que está determinado em decretos estaduais e municipais, restaurantes, lanchonetes e similares podem funcionar de segunda a sexta-feira das 10h às 16h. Ainda segundo esses decretos, hotéis e pousadas podem funcionar, mas devem seguir uma série de regras. Questionada sobre uma possível flexibilização na abertura, a prefeitura informou que mantém conversa com todos os setores da sociedade para buscar uma solução equilibrada sobre as decisões referentes ao combate ao coronavírus. “No momento, a Prefeitura não pode ser menos restritiva do que dizem as regras dos decretos estaduais”, frisou a istração.
