fbpx

Dia a dia

Hospital Infantil oferta cirurgia gratuita para fissura labial

Desde quando a especialidade chegou ao estado, há três anos, já foram 200 pacientes acolhidos

Publicado

em

Foto: iStock

Recentemente, um novo serviço de cirurgia foi disponibilizado no Espírito Santo, mas muitas pessoas ainda não conhecem. É a cirurgia para correção de fissura labiopalatina, ou lábio leporino como também é conhecido. O tratamento é ofertado no Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A condição é comum em recém-nascidos que possuem uma abertura no lábio, que pode se estender para o nariz ou para o céu da boca. Um a cada 550 bebês nascem com essa fissura, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. Desde quando a especialidade chegou ao estado, já foram 200 pacientes acolhidos.

A coordenadora de cirurgia plástica do hospital infantil, Rosalie Torrelio, conta que a primeira cirurgia deve ser realizada logo nos primeiros meses de vida da criança e o tratamento precisa do envolvimento de mais de uma especialidade.

“É um tratamento muito longo. Essa criança vai ser acompanhada na infância, adolescência até a fase adulta. Tem toda uma equipe, não só de médicos, mas de dentistas, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos e enfermeiros para atender essa criança de essa família”, conta a cirurgiã.

A cirurgiã explica também que é importante fazer o tratamento o quanto antes para evitar complicações futuras tanto físicas quanto psicológicas.

“Por exemplo, uma criança que tem uma alteração um pouco maior nos lábios, pode comprometer o nascimento dos dentes. Nesse caso, o dente não vai nascer se não for feita a cirurgia no lábio. Isso pode envolver a cirurgia plástica, odontologia pediátrica, fonoaudiologia, nutrição. As crianças que nascem com o palato todo aberto, precisam de um acompanhamento nutricional. Muitas vão precisar aprender a falar, então a fonoaudiologia vai entrar também neste processo”, explica.

Como a especialidade é recente no Espírito Santo, a equipe ou a receber uma demanda reprimida de pessoas que precisaram realizar a cirurgia tardiamente porque não havia disponibilidade em território capixaba.

Agora, com o serviço disponível, até mesmo na unidade de saúde mais próxima é possível requerer o tratamento. Basta procurar pelo termo “cirurgia plástica pediátrica metropolitana no Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória”.

Além disso, o hospital conta com ambulatórios de acolhimento de novos casos que funciona toda segunda-feira, das 8h às 17h.

Equipe de cirurgia faz vídeo convocando os pacientes. Veja: