Dia a dia
Governo vai colocar toda a Grande Vitória em risco alto
Portaria com novas regras que consideram os cinco municípios da região metropolitana em um só risco será publicada até terça-feira (16). Escolas e bares fecham
A partir da próxima segunda-feira (22) toda a Grande Vitória vai entrar em risco alto da covid-19. Desde esta segunda (15), Vila Velha e Serra já estão em vermelho no mapa e com restrições de atividades. Pela proximidade e pela circulação de pessoas entre os cinco municípios, o estado alterou as regras e a Grande Vitória a a ser considerada um bloco único quando duas cidades estiverem em risco alto.
Dessa forma, escolas e bares fecham a partir de segunda-feira e o comércio e restaurantes terão restrição no horário de funcionamento. A informação foi confirmada pelo secretário de Economia e Planejamento Álvaro Duboc. Os municípios devem permanecer em risco alto pelas próximas duas semanas.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
“O prazo de 48 horas será para escolas e comércio se organizarem para a nova realidade. “A conurbação é algo que já estava sendo discutido internamente para reduzir a transmissão na Grande Vitória que é muito alta, pois abriga quase 50% da população capixaba. A proximidade amplia o processo de transmissão e temos que interromper a circulação do vírus e ar por essa onda sem prejuízo assistencial”, afirma o secretário de Planejamento. Em entrevista à BandNewsFM ES ele chegou a dizer a que as mudanças valeriam já nesta quinta-feira (18), mas horas depois afirmou que a alteração só vale a partir de segunda.
Confira a entrevista do secretário na BandNews FM Espírito Santo:
Duboc relatou que nas últimas semanas houve aumento na procura por leitos de UTI em velocidade maior do que foi visto na primeira onda. Em 22 de fevereiro, eram 472 pessoas internadas em UTI. Em 1º de março, uma semana depois já subiu para 525, sete dias depois para 574, neste domingo, 14 de março, estava em 635 o número de internados e nesta segunda já ultraou em 650 o número de leitos ocupados. “É um número muito grande de pacientes nos PAs e já há relatos de dificuldade de internação na rede privada. A capacidade de transmissão das variantes é mais rápida”, afirma.
Eventos cancelados
Outra mudança com o aumento da taxa de internação é o cancelamento de eventos até em cidades de risco moderado. A realização de festa e eventos só não era permitida em risco alto, mas devido ao aumento dos casos e da nova variante o governo já iria fazer uma alteração na portaria impedindo a realização de eventos sociais e corporativos nesse momento da pandemia.
Igrejas
A orientação do governo é que os cultos podem ser realizados com a manutenção dos protocolos de segurança, como limite de pessoas, distanciamento, uso de álcool em gel e máscara.
Regras para risco alto
