fbpx

Dia a dia

Governo estuda usar Força Nacional na Grande Vitória

Atualmente, militares atuam em 28 bairros de Cariacica. Dados da Secretaria de Segurança apontam queda do número de crimes

Publicado

em


O governo do estado estuda ampliar a área de atuação do programa “Em Frente, Brasil” para a Grande Vitória. Atualmente, o projeto-piloto de controle e enfrentamento à criminalidade lançado pelo governo federal atua em 28 bairros de Cariacica. “Esses 28 bairros foram a atenção inicial, estamos acompanhando uma possível migração no município de Cariacica ou até mesmo para a região metropolitana”, disse o subsecretário de Estado de Integração Institucional, Guilherme Pacífico, durante coletiva ontem, onde foi apresentado o balanço da atuação dos militares.

Dos 10 homicídios registrados em setembro em Cariacica, seis aconteceram em áreas não contempladas pelo programa, segundo dados do primeiro mês de implantação do projeto-piloto, divulgado pela Sesp (Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Os números apontam que em setembro os homicídios em Cariacica caíram 47%, em relação ao mesmo período do ano ado. Ocorrências de roubos a pessoas em via pública também reduziram 40%, se comparado a agosto deste ano. Já as notificações de furtos de veículos tiveram queda de 12%, em relação mês anterior.

Comandante da tropa ostensiva da Força Nacional, major Naíma Huk Amarante explicou que a Força Nacional atua com ações preventivas no município em conjunto com as polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar e Civil, desde o dia 30 de agosto.

O projeto tem como foco os crimes violentos, como homicídios, feminicídios, estupros, latrocínios e roubos. Baseados no diagnóstico e nos índices de criminalidade, as cidades participantes do programa receberão ainda ações nas áreas de educação, saúde, cultura, esporte e programas sociais. A previsão é que essas ações aconteçam a partir de dezembro deste ano.

A Sesp confirmou também a visita do ministro da Justiça, Sergio Moro, em Cariacica, sem previsão de data.