fbpx

Bem-estar

Geografia da covid: ES supera número de casos da China

Se fosse um país, o Espírito Santo seria a 29º com mais casos de covid-19. Ao comparar com outros estados e província do mundo, o Espírito Santo é o 45º

Publicado

em

China foi o país onde surgiu o novo coronavírus e realizou lockdown

A tendência da pandemia no Espírito Santo é de queda, conforme afirmações feitas pelo governo e os números do covid, da Secretaria da Saúde. Mas um balanço dos dados registrados até aqui mostra a velocidade e a extensão alcançada pela doença no estado desde março: o Espírito Santo está próximo de chegar a 90 mil casos de pacientes infectados com o novo coronavírus. Com 4 milhões de habitantes, o estado, com 89.923 casos, ou o número registrado em toda a China (88.549), país com uma população de quase 1,4 bilhão de pessoas e onde o vírus se originou. A cidade de Wuhan, epicentro da doença em território chinês, tem cerca de 10 milhões de habitantes.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Segundo dados da Universidade de Johns Hopkins, se fosse um país, o Espírito Santo seria a 29º com mais casos de covid-19. Em relação ao número de mortes, o Espírito Santo seria o 31º no ranking caso fosse um país, com 2.698, à frente por exemplo da Romênia, que teve 2.616 mortes e tem 19 milhões de habitantes.

As mortes nas cidades da Grande Vitória também superam as de muitos países. Se fosse um país, a Serra, com 443 óbitos, estaria na 64ª posição no ranking dos óbitos pela doença, seguida por Vila Velha, que com 422 mortes estaria em 65º na mesma lista. Já Vitória, com 371 mortos, seria a 70ª nação com mais óbitos.

É possível ainda comparar as mortes em alguns bairros com outros países. Jardim Camburi, o mais populoso de Vitória, teve 27 óbitos, mesmo número registrado em países como Singapura, Cabo Verde e Guiné-Bissau. A Praia da Costa, em Vila Velha, registrou 33 mortes desde o início da pandemia, cinco a menos que todo o Uruguai.

Nova Zelândia realizou lockdown, testes e venceu a doença.

Feu Rosa, na Serra, teve 23 óbitos, um a mais que o registrado em toda a Nova Zelândia, país que fez lockdown no início da pandemia, testou em massa a população e fez rastreamento dos contatos dos infectados, tornando-se uma das referência no combate à doença. O número de mortos na Nova Zelândia (22) também foi o mesmo da Praia do Canto, bairro nobre de Vitória.

Embora o Espírito Santo já tenha ado do pico da doença – estimado entre os dias 10 e 20 de junho -, segundo o governador Renato Casagrande, o caminho da recuperação e redução dos casos também deve levar algumas semanas, o que deve aumentar ainda mais os números e deixar o estado com dados superiores a estados e países que já controlaram a covid.