Dia a dia
Força-tarefa recolhe toneladas de lixo das ruas da Grande Vitória
Os trabalhadores responsáveis pela coleta de lixo na Grande Vitória entraram em greve na segunda-feira

As prefeituras se mobilizaram para recolher o lixo deixado pelos grevistas. Foto: PMV
A greve deflagrada pelo o Sindicato dos Trabalhadores Empresas de Asseio Conservação Limpeza Pública e Serviços Similares (Sindilimpe-ES) nos municípios da Grande Vitória deixou as ruas de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Guarapari cheias de lixo desde a última segunda-feira, quando foi decretada a paralisação.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Por conta disso, as prefeituras desses municípios organizaram uma verdadeira força-tarefa para recolher o lixo deixado nas calçadas. Em Vila Velha, por exemplo, além de equipes de servidores da própria Secretaria de Serviços Urbanos, a Secretaria de Obras cedeu homens, máquinas e equipamentos para ajudar na limpeza.
Caminhões basculantes, pás-carregadeiras, dentre outros maquinários, já estão nas principais ruas e avenidas de Vila Velha, amenizando a situação da população, recolhendo os resíduos acumulados.
O secretário de Serviços Urbanos, Raphael do Nascimento, está junto com as equipes de limpeza emergenciais, organizando e distribuindo as equipes pela cidade. A força-tarefa está atuando, num primeiro momento, nos bairros Araçás, Cobilândia, Itapuã, Itaparica e Coqueiral de Itaparica.
“Resolvemos agir, não podemos ficar esperando a decisão dos coletores de voltar ao trabalho ou não. É uma questão de saúde pública. Pedimos a colaboração de todos para que, neste momento, ajude a prefeitura, evitando descartar o lixo nas vias públicas”, disse o secretário de Serviços Urbanos.
Em Vitória, a Central de Serviços recolheu, apenas na última segunda-feira, 74 toneladas de lixo das ruas. O mutirão reuniu secretarias municipais, líderes comunitários e voluntários.
Já em Cariacica, servidores das secretarias de Serviços e Obras já retiraram, até o momento, mais de 94 toneladas de lixo das ruas desde a noite de segunda-feira. Foram oito equipes trabalhando na coleta de lixo, duas delas atuaram durante toda a madrugada. Além disso, o trabalho é realizado com o auxílio de 12 caçambas, três caminhões-carrocerias, cinco retroescavadeiras e uma pá carregadeira.
A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Serviços (Sese), informou que tem realizado ações estratégicas, com equipe própria e de forma mecanizada, com o objetivo de reduzir o impacto da greve.
Veja o que dizem as prefeituras:
Cariacica
A Prefeitura de Cariacica criou uma força-tarefa para garantir a limpeza da cidade. Servidores das secretarias de Serviços e Obras já retiraram, até o momento, mais de 94 toneladas de lixo das ruas desde a noite de segunda-feira. São oito equipes trabalhando na coleta de lixo, duas delas atuaram durante toda a madrugada. Além disso, o trabalho é realizado com o auxílio de 12 caçambas, três caminhões-carrocerias, cinco retroescavadeiras e uma pá carregadeira. Enquanto as negociações prosseguem, a Prefeitura tem feito a limpeza com a mão de obra própria. A Prefeitura pede ainda a compreensão da população para que a limpeza da cidade seja mantida. Também convoca os trabalhadores para que continuem exercendo as suas funções, essenciais para manutenção da ordem pública, garantindo a saúde da população.
Vitória
A Central de Serviços aguarda um acordo da categoria acerca da paralisação. Enquanto a negociação está em andamento, a Prefeitura de Vitória preparou uma força-tarefa para priorizar as principais demandas relacionadas a resíduos na cidade.
Apenas na noite desta última segunda-feira (22), em um mutirão que reuniu secretarias municipais, líderes comunitários e voluntários, foram coletadas 74 toneladas de resíduos domiciliares e das ruas da capital. Nesta terça-feira (23), as equipes aram por Tabuazeiro, Maruípe, Engenharia, São Pedro, Resistência, Nova Palestina, Goiabeiras e Joana D´arc, além da Avenida Serafim Derenzi. O balanço atualizado do quantitativo de resíduos coletados ainda será fechado
Guarapari
A Prefeitura de Guarapari informa que acionou a Justiça e aguarda decisão. Além disso, mobilizou uma força-tarefa com equipe própria, máquinas e caminhões, para realizar a coleta de lixo da cidade. A Prefeitura solicita à população para que não descarte lixo na rua. O município aguarda decisão judicial e espera que a situação seja resolvida o mais breve possível.
Vila Velha
Uma força-tarefa de limpeza pública foi montada pela Prefeitura de Vila Velha, na tarde desta terça-feira (23), para recolher o lixo acumulado devido à greve dos coletores, que afeta cidades da Região Metropolitana da Grande Vitória. Além de equipes de servidores da própria Secretaria de Serviços Urbanos, a Secretaria de Obras cedeu homens, máquinas e equipamentos para ajudar na limpeza.
Caminhões basculantes, pás-carregadeiras, dentre outros maquinários já estão nas principais ruas e avenidas de Vila Velha, amenizando a situação da população, recolhendo os resíduos acumulados.
Todo lixo deverá ser encaminhado para o aterro sanitário. O secretário de Serviços Urbanos, Raphael do Nascimento, está junto com as equipes de limpeza emergenciais, organizando e distribuindo as equipes pela cidade.
A força-tarefa está atuando, num primeiro momento, nos bairros Araçás, Cobilândia, Itapuã, Itaparica e Coqueiral de Itaparica. No decorrer da semana, enquanto a greve não acabar, as equipes irão atender todas as regiões da cidade.
“Resolvemos agir, não podemos ficar esperando a decisão dos coletores de voltar ao trabalho ou não. É uma questão de saúde pública. Pedimos a colaboração de todos para que, neste momento, ajude a prefeitura, evitando descartar o lixo nas vias públicas”, disse o secretário de Serviços Urbanos.
O recolhimento do lixo hospitalar está sendo realizado normalmente. Em relação à quantidade de lixo recolhida, somente no final da força-tarefa, será possível fazer o balanço. No momento, o lixo das principais vias dos bairros estão sendo recolhidos, para amenizar a situação.
Serra
A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Serviços (Sese), informa que tem realizado ações estratégicas, com equipe própria e de forma mecanizada, com o objetivo de reduzir o impacto da greve. Informa, ainda, que está em contato com o Sindilimpe e a expectativa é que os serviços comecem a ser retomados ainda nesta terça-feira (23).
