fbpx

Dia a dia

Fiscalizações no comércio vão ocorrer enquanto durar o decreto estadual

As novas regras restringem setores do comércio, atividades sociais e serviços públicos; entenda como funciona a fiscalização

Publicado

em

Apesar das novas restrições impostas pelo governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), para frear a disseminação da covid-19, estabelecimentos comerciais considerados não essenciais foram flagrados funcionando nesta quinta-feira (18). Usuários do transporte público relataram filas e ônibus chegando e saindo lotados nos terminais de Laranjeiras, Campo Grande, Carapina e Vila Velha.

> Quarentena no ES: comerciante que abrir loja pode perder alvará e ser preso

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Estado, coronel Alexandre dos Santos Cerqueira, contou que já nesta quinta-feira as equipes de fiscalização integrada do Estado e municípios percorreram as cidades para fiscalizarem a adoção de todas as medidas determinadas pelo decreto estadual. A primeira ação do dia aconteceu no início da manhã no Polo de Confecções da Glória, em Vila Velha.

Na Glória, comerciantes do Polo de Moda protestaram na manhã desta quinta-feira pela reabertura das lojas. Por causa da pandemia do novo coronavírus, o setor vem amargando prejuízos. Equipes de fiscalização também encontraram lojas abertas na Avenida Expedito Garcia, em Campo Grande, Cariacica. Empresários insistiram em abrir as portas e ir contra ao decreto estadual.

De acordo com o coronel Cerqueira, as equipes de fiscalização dialogaram com os empresários e do restante da população para que não desrespeitem as determinações e contribuam para a redução da interação social neste momento. Após o apelo das equipes, os comerciantes acataram as medidas restritivas e fecharam os estabelecimentos.

Coronel Cerqueira esclareceu ainda que as fiscalizações vão acontecer enquanto durar o decreto estadual. Equipes estão divididas em dois turnos: das 9h às 17 e a partir das 18 horas. A ação integrada acontece com apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e as equipes das prefeituras municipais, o que inclui os agentes das guardas civis municipais.

As aglomerações no transporte público também deve diminuir nos próximos dias. “Como foi o primeiro dia, muitas pessoas até desconheciam o decreto e saíram de casa achando que tudo estava funcionando. Nos próximos dias deve reduzir bastante e circulação nos transportes coletivos e a Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) vai começar a agir também”, disse o coronel Cerqueira.

Quarentena

A quarentena de 14 dias anunciada na tarde da última terça-feira (16) pelo governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), para combater o avanço do novo coronavírus vai atingir todos os segmentos de comércio e serviços do Espírito Santo que não são considerados essenciais.

As novas regras restringem setores do comércio, atividades sociais e serviços públicos. Lojas de rua e shopping centers não poderão abrir as portas nem salões de beleza ou academias. Restaurantes e bares só poderão funcionar por meio de delivery, sem atendimento presencial.