Dia a dia
Filas, ônibus atrasados e pontos lotados nesta quarta-feira
O Sindirodoviários esteve mais uma vez nas garagens dos ônibus da Grande Vitória e impediu que os veículos circulassem sem os cobradores

ageiros na fila no Terminal Carapina. Foto: Patrícia Battestin
A vida de quem precisou de ônibus na manhã desta quarta-feira (16) não foi nada fácil. Os usuários do Sistema Transcol enfrentaram atrasos, muita espera nos pontos e terminais lotados. A demora para chegada dos coletivos foi motivada por uma ação do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Espírito Santo (Sindirodoviários).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Segundo o presidente do Sindirodoviários, Marcos Alexandre, terminou nesta terça-feira (15) o prazo dado para as empresa para que os coletivos convencionais (aqueles que não possuem ar condicionado) tenham a presença do cobrador.
Há cerca de 45 dias, os dirigentes do sindicato estiveram nas garagens e impediram que os ônibus quentes circulassem sem cobradores. A presença dos profissionais foi acorda com o Governo do Estado, empresas e sindicato. Na ocasião houve uma reunião com os proprietários das empresas atingidas pela manifestação e ficou acordado que até o dia 15 de agosto o quadro de colaboradores será recomposto.
Na manhã desta quarta-feira (16) os dirigentes do sindicato estiveram nas garagens da Grande Vitória para verificar se houve a adequação. “Nós encontramos vários carros sem os cobradores. Esses veículos foram impedidos de sair. Ainda não sei dizer quantos estavam sem os profissionais. Mas parece que as empresas não se empenharam em contratar os cobradores”, disse Marcos Alexandre.
Ver essa foto no Instagram
Por volta de 9h30 algumas linhas operavam com menos carros nas ruas. Ainda de acordo com o presidente do Sindirodoviários, nesta quarta-feira (16), às 14 horas haverá uma reunião para decidir as próximas medidas a serem adotas. Não está descartada a possibilidade manifestação para os próximos dias.
Falta cobrador? Entenda o ime que prejudica usuários do Transcol
No início dos atos, o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) negou que tenha déficit de cobradores e disse que as empresas estão cumprindo o acordo com a categoria.
Na ocasião o sindicato das empresas enviou a seguinte nota: “O GVBus esclarece que as empresas do Sistema Transcol estão cumprindo o acordo assinado em 2019. As operadoras possuem 1.147 cobradores e uma frota operante de ônibus sem ar-condicionado de 974 coletivos. Do total desses trabalhadores, 79 são alocados nas roletas dos terminais, e os demais são destinados para férias e folgas. O que não justifica paralisações surpresa em nenhuma garagem do sistema”, informou por meio de nota.
