Dia a dia
Ficou em dúvida? Veja o que abre e fecha na próxima semana no ES
Governo do estado divulgou na noite de sexta-feira, dia 2, o detalhamento das medidas anunciadas pelo governador Renato Casagrande
A assessoria do governador Renato Casagrande divulgou na noite de sexta-feira, dia 2, o detalhamento sobre como funcionarão as atividades durante a próxima semana. Casagrande anunciou, em seu pronunciamento, o novo mapa de risco do estado. Ele substitui as medidas da quarentena, anunciada na semana ada. Enquanto na quarentena as medidas valem para todo o estado, sem diferenciação entre os municípios, o mapa aponta o risco de contágio em cada cidade. A partir daí, elas são qualificadas em quatro níveis. Nenhum município foi classificado no nível de baixo risco, dois estão em risco moderado, 39 estão em risco alto e 37 estão em risco extremo. A Grande Vitória e algumas das principais cidades do interior, como Cachoeiro de Itapemirim, Linhares e Colatina, estão classificadas como risco extremo e, portanto, se submetem a medidas mais rígidas. As regras do mapa de risco são válidas para os próximos 14 dias.
O pronunciamento do governador deixou algumas dúvidas. Ele anunciou a suspensão do transporte por mais uma semana na Grande Vitória. Mas não ficou claro se essa suspensão atinge o transporte municipal nas cidades do interior do estado. O transporte intermunicipal e interestadual continuam suspensos. Durante o pronunciamento, Casagrande também não havia detalhado como seria o funcionamento de bares e restaurantes nos municípios de risco extremo. Segundo o material divulgado pela sua assessoria, bares e restaurantes poderão funcionar entre quarta e sexta das 10 às 16 horas. O comércio também poderá funcionar três dias por semana nos municípios de risco extremo.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Confira o detalhamento das medidas, divulgado pela assessoria de Casagrande
Risco extremo – No risco extremo, os restaurantes, estabelecimentos comerciais e de serviços poderão atender o público de quarta a sexta-feira das 10h às 16h. Nestes dias, galerias e centros comerciais poderão funcionar das 10h às 18h. Shopping centers poderão funcionar das 10h às 20h, também nesses três dias. Os bares seguem com o atendimento ao público suspenso, podendo funcionar apenas pelo serviço de delivery. Já as atividades e serviços classificados como essenciais pelo Decreto nº 4848-R (como supermercados, por exemplo) podem funcionar até as 20h, mesmo nas cidades com essa classificação de risco. As atividades educacionais com a presença dos estudantes ficam suspensas, sendo permitidas as aulas remotas.
Em relação ao transporte coletivo, a circulação dos ônibus do Sistema Transcol continuará suspensa até o dia 11, sendo mantida a operação especial de transporte dos profissionais de saúde. A partir do dia 12, os ônibus do Sistema Transcol voltarão a circular normalmente durante os dias da semana das 5h às 22h. Nos finais de semana, os coletivos vão transportar somente profissionais da saúde. Os ônibus intermunicipais poderão voltar a circular com 50% da capacidade das 5h às 22h. O transporte rodoviário e ferroviário interestadual de ageiros segue suspenso em todo o Espírito Santo.
Risco alto – No risco alto, todos os estabelecimentos comerciais e de serviços poderão funcionar nos dias de semana das 10h às 18h e aos sábados até 16h. Galerias e centros comerciais poderão funcionar das 10h às 18h. Shopping centers poderão funcionar das 10h às 20h. É proibido o funcionamento aos domingos e feriados. O número de alunos simultâneos em academias de ginástica foi ampliado para vinte, mediante agendamento, desde que respeitada a proporção de um aluno a cada 15 metros quadrados de área do local. Ficam liberadas as atividades educacionais de forma presencial.
Os restaurantes poderão funcionar com atendimento ao público das 10h às 16h, sendo permitido o funcionamento somente por delivery fora desse horário. As lojas de conveniência e distribuidoras de bebidas podem funcionar no mesmo horário dos restaurantes,
Confira a classificação dos municípios:
Risco extremo: Água Doce do Norte, Águia Branca, Anchieta, Apiacá, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Guarapari, Ibatiba, Iconha, Itarana, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pinheiros, Piúma, Rio Bananal, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, Serra, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Pavão, Vila Velha e Vitória.
Risco alto: Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Aracruz, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Ibiraçu, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Iúna, Jaguaré, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Mateus, São Roque do Canaã, Sooretama e Vila Valério.
Risco moderado: Conceição da Barra e Ibitirama.
