Dia a dia
Estoque de leite materno do estado está 94% abaixo do ideal
Um frasco de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia e são necessários 70 litros por semana

Doação de leite materno. Foto: Freepik
O Dia Internacional de Doação de Leite, comemorado nesta sexta-feira (19), expõe, além da conscientização sobre a necessidade de doar, a situação preocupante atual do estoque de leite materno.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
No Espírito Santo, o banco, localizado no Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernadino Alves (Himaba), está com o estoque baixo, de pouco mais de 4 litros. Para se ter uma ideia, são necessários 70 litros por semana. Ou seja, o banco está 94% abaixo do que o necessário.
Para doar, além da disponibilidade, a lactante deve ser saudável, não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação, e apresentar exames laboratoriais recentes, realizados no período de 6 meses.
Todo leite doado é analisado, ando por testes de qualidade, processado, pasteurizado e só então é ofertado aos bebês prematuros.
O processo de doação é simples. É preciso utilizar um frasco de vidro com tampa plástica para armazenar o leite, no entanto, ferve-lo e esperar secar totalmente antes da primeira coleta.
O Banco de Leite funciona todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, das 8h às 16h. Para doar, basta entrar em contato pelo telefone (27) 3636-3151, ou e-mail, [email protected], onde a doadora receberá todas as orientações da equipe do Banco de Leite Humano sobre os procedimentos para a coleta e armazenamento do leite.
A coleta dos frascos pode ser feita pelo Himaba na residência da lactante uma vez por semana, em dia e horário agendados.
