fbpx

Dia a dia

“Estamos iniciando fase de recuperação na Grande Vitória”, diz secretário da Saúde

O cenário será monitorado nas próximas semanas. Novo mapa de risco da doença será apresentado nesta sexta-feira

Publicado

em

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, afirmou nesta sexta-feira (10), em uma coletiva de imprensa virtual, que a Grande Vitória está iniciando uma fase de recuperação do novo coronavírus. De acordo com ele, o cenário será acompanhado nas próximas quatro semanas.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

“Iniciamos a tendência de recuperação, onde o número total de casos novos, pacientes internados e óbitos podem ter uma redução sustentada. Essa fase precisa ser observada e confirmada. E para que ela ocorra, é preciso manter a coesão das estratégias utilizadas até o momento, além de manter a adesão às medidas de enfrentamento, como uso de máscaras, higienização e distanciamento social”, afirmou Fernandes.

O subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, também participou da coletiva e defendeu o equilíbrio entre as estratégias de preservação vidas, economia e demais atividades, visto a possibilidade de uma segunda onda de contaminação. “Muito provavelmente teremos outras ondas da doença no decorrer desse ano e talvez no ano que vem até que uma vacina possa nos trazer imunidade”.

Apesar da preocupação, o secretário Nésio Fernandes explicou que o impacto dessa segunda onda será menor que situação registrada até o momento. “Essa é uma expressão do comportamento da doença que já ocorreu em outros países, em fases mais avançadas da pandemia. Acreditamos que a ocorrência de uma segunda curva de casos deverá ter uma proporção menor que a primeira”.

Nova matriz de risco

Se na Grande Vitória a tendência é de estabilização, no interior o novo coronavírus segue em alta. Esse contrate pode gerar confusão na análise dos dados, dando a entender que todo o Estado apresenta melhora.

“Daí a importância das metodologias de reconhecimento do comportamento da pandemia serem cada vez mais territorializadas. Hoje, no final do dia, o governador Renato Casagrande irá apresentar os novos critérios e metodologias da matriz de risco para ajustarmos a aplicação dos nossos critérios técnicos e científicos das medidas de enfrentamento”, disse Fernandes.

Testes sorológicos

Durante a coletiva, o secretário anunciou também que a Secretaria de Estado da Saúde vai expandir sua capacidade de testagem. “Até o final do mês, o Lacen (Laboratório Central) vai ar a realizar os testes sorológicos (IGGs) que iremos receber da Fiocruz. A partir deles, poderemos investigar os primeiros casos do Espírito Santo, avaliar a reincidência de casos além de abrir linhas de investigação sobre a temporalidade da imunidade em nosso estado”.

Flexibilização do comércio

Durante a semana, o Ministério Público do Espírito Santo se manifestou contra municípios como Aracruz, Castelo, Santa Teresa e Rio Bananal que publicaram decretos que descumprem as regras já estabelecidas pelo governo estadual. Segundo Fernandes, não é adequado que os municípios em a adotar medidas que destoem da matriz de risco. “Não é adequado romper o grau de coesão que existe até o presente momento”, frisou o secretário.