Dia a dia
Espírito Santo vai receber 190 mil testes de covid-19
De acordo com a Sesa, os exames apresentam o resultado minutos após a realização, auxiliando no combate à disseminação do novo coronavírus
O Espírito Santo receberá nesta sexta-feira (9), 190 mil testes de antígeno, utilizados para confirmar a covid-19 no organismo dos pacientes com a suspeita da doença. Os exames deveriam ter chegado ao estado dois dias atrás. Segundo o subsecretário em Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, o atraso ocorreu em decorrência de burocracias alfandegárias.
O teste, já utilizado na rede pública e privada do Estado, funciona a partir de um SWAB nasal. O exame é capaz de identificar o novo coronavírus em até 30 minutos após a coleta de amostras do paciente.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
“Precisamos nos preparar para complementar as atividades de restrições da quarentena, adotar medidas que ajudem a mitigar a transmissão da doença e uma dessas ferramentas é a testagem. Para a população, que em algumas condições ainda naturaliza os sintomas, procure a unidade de saúde para realizar o teste de antígeno”, disse Reblin.
Alta de mortes e casos pela covid-19
Nesta quinta-feira (8), o Espírito Santo ultraou a marca de oito mil vidas perdidas para o novo coronavírus desde o início da pandemia. No total, são 8.016 óbitos e 398.573 contaminados. Segundo Reblin, a alta ocorre ainda em função das infecções registradas antes da quarentena determinada pelo governo do estado.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, o governo espera, nas próximas semanas, alcançar o início de uma fase de recuperação da pandemia. “Como já foi dito ao longo de março, iremos transcorrer o mês de abril com características de um período muito crítico em relação à doença. Em virtude disso, o respeito às medidas qualificadas do risco extremo, alto e moderado, nem como o uso de máscaras, precisam ser muito disciplinados, com a compreensão de que ainda são dias para isolar-se em casa e não sair para qualquer atividade que não seja essencial de fato”.
