Dia a dia
Espírito Santo tem primeiro caso de coronavírus em presídio
Secretaria de Justiça confirmou que um interno e mais oito servidores testou positivo para a doença. O detento está isolado, e os servidores, afastados

Presídios foram preparados para isolar presos. Foto: Sejus/Governo do ES
O Espírito Santo registrou o seu primeiro caso de coronavírus em presídio. Um detento foi infectado e também oito servidores testaram positivo para covid-19. Alguns dos funcionários estavam de férias, outros se afastaram ao apresentarem os primeiros sintomas.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Segundo a Secretaria de Justiça, o interno foi afastado dos demais detentos ao apresentar sintomas gripais, recebeu atendimento médico necessário e, considerando a avaliação clínica, foi realizado o teste, bem como o seu isolamento. Ele apresenta sintomas leves e seu estado de saúde é considerado estável. O detento permanece em tratamento na unidade de referência de saúde da Sejus.
> Espírito Santo tem mais uma morte e 44 novos casos de covid-19
Em nota, a secretaria enfatizou que “oferta serviços de saúde de atenção básica em todas as unidades prisionais do estado e que todos os casos suspeitos am por avaliação clínica, com a realização de exames laboratoriais e o devido encaminhamento aos centros de referência, quando necessário”. Celas de isolamento para casos de sintomas virais são utilizadas em todas as unidades prisionais do Estado como reforço ao protocolo estabelecido para controle e prevenção do novo coronavírus, diz a nota. A secretaria também garantiu que ‘todos os profissionais que estiverem envolvidos na escolta de presos com suspeita de infecção utilizam máscara cirúrgica e luvas durante todo o deslocamento, e é realizada a limpeza e desinfecção das superfícies internas do veículo após a realização do transporte”.
