Dia a dia
Espírito Santo sobe para segundo lugar em transparência sobre covid-19
Feito pela ONG Open Knowledge, o índice avalia a qualidade dos dados informados pelos estados durante o surto do vírus

de informações sobre coronavírus no Espírito Santo – 16/04/2020. Foto: Reprodução/Governo do ES
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Após o lançamento do de informações sobre o novo coronavírus na última quarta-feira (15), o Espírito Santo saltou do penúltimo para o segundo lugar em um ranking de transparência de divulgação de dados no Brasil. Feito pela ONG Open Knowledge, o índice avalia a qualidade dos dados informados pelos estados durante o surto do vírus.
O índice classifica os estados em cinco categorias: alto, bom, médio, baixo e opaco. No último dia 9, o estado ocupava a penúltima posição no ranking, no nível “Opaco,” com apenas 10 pontos. Nesta quinta-feira (16), a atualização do índice trouxe o Espírito Santo no nível “Alto”, ocupando o segundo lugar do ranking de transparência, com 93 pontos.
> Doença cardíaca é a principal comorbidade de mortos pelo covid-19 no ES
O índice leva em consideração 13 critérios, como dados dos pacientes confirmados, informações sobre a infraestrutura da saúde (ocupações disponíveis, e testes disponíveis e aplicados, por exemplo). E ainda avalia se os casos estão disponíveis de forma individual e anonimizada, além do grau de detalhamento sobre a localização por bairro e outras informações.
> 10 cidades concentram 92,3% dos casos de coronavírus no Espírito Santo
Segundo a ONG Open Knowledge, o estado fez um de visualização, mas a principal melhoria se refere aos microdados publicados, que am a ser os mais detalhados disponíveis no país. O Espírito Santo apresenta informações inclusive de raça e escolaridade, quando disponíveis, além de diversas outras variáveis como tipo de teste aplicados, comorbidades, sintomas, municípios e bairros.
