Dia a dia
Espírito Santo é o estado mais evangélico do Brasil, diz estudo
Crescimento no número de templos acontece de forma mais rápida no sudeste. Por outro lado, estados do nordeste tem menor número de igrejas

Estudo separou os evangélicos em quatro denominações. Foto: Reprodução
O Espírito Santo é o estado mais evangélico do país com 93 templos para cada 100 mil habitantes, de acordo com um estudo do cientista político Victor Araújo, pesquisador do Centro de Estudos da Metrópole. O ranking vem seguido de Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Rondônia e São Paulo, com cerca de 60 igrejas para cada 100 mil.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
No Espírito Santo, a média é de uma igreja evangélica para cada três mil habitantes. No estudo, esse cálculo foi feito dividindo as igrejas em quatro grupos: missionárias, pentecostais, neopentecostais, e de classificação não determinada, sendo analisados a partir do CNPJ cadastrado.
O estudo aponta a existência de mais de 109 mil igrejas evangélicas no Brasil de diversas denominações. As pentecostais são as que apresentam o maior número de templos, com cerca de 48.700. Entre as que mais cresceram está a Assembleia de Deus, que abriu mais de 9 mil templos em nove anos, uma alta de 115%.
O autor do estudo diz que esse aumento repentino se dá pela conversão de católicos ao protestantismo. Isso aconteceu principalmente em locais que as paróquias católicas não se encontravam, deixando espaço para que os templos evangélicos, que são menos engessados, conseguissem se adaptar rapidamente.
Outro motivo foi o maior destaque para os postos de liderança feminino dado nas igrejas evangélicas visto que o Vaticano não deu o mesmo espaço para as mulheres ao longo do tempo. Além disso, a Lei 10.825/2003 tornou livre a criação, organização e funcionamento das organizações religiosas, o que possibilitou que as igrejas abrissem mais templos.
Outros estados
Além do Espírito Santo, o Rio de Janeiro também teve uma grande média de templos para cada 100 mil habitantes: são 80. Os estados de Rondônia, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Distrito Federal e Minas Gerais já tem uma média menor: variam entre 30 e 70 igrejas para cada 100 mil habitantes.
De acordo com a pesquisa, os estados do Centro Oeste e Norte são os que estão em um processo de aumento do número de templos. Por outro lado, estados do Nordeste, como Ceará, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte, têm menos de 20 igrejas por 100 mil moradores.
