Dia a dia
Espírito Santo amplia testagem para covid-19
Segundo subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, a testagem a a ser permitida para pessoas com sintomas a partir de 40 anos
A Secretaria de Estado da Saúde vai ampliar a testagem para o novo coronavírus. A Nota Técnica COVID-19 Nº 70/2020 apresenta os novos critérios para definição de casos operacionais e critérios de coleta para teste da covid-19.
A partir de agora, a testagem a a ser permitida para pessoas com sintomas a partir de 40 anos. Indígenas que vivem em aldeia, trabalhadores da educação, profissionais da saúde, trabalhadores da segurança e outros grupos que apresentarem sintomas deverão procurar uma unidade de saúde, onde será definido se será realizada a testagem para o novo coronavírus.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, explicou que essa ampliação vai servir futuramente para evitar novo avanço da covid. “Quando os casos diminuírem, quanto tivermos o controle maior da doença, nós vamos precisar identificar imediatamente as pessoas que têm o sintoma da doença, testar essa pessoa, descobrir quem são os seus contatos para fazer o isolamento desse grupo e evitar que a doença aumente novamente”, explicou.
