Dia a dia
Escola no Álvares Cabral terá até aulas de ioga
Unidade começa a funcionar no ano que vem. Trânsito no local não será afetado, garante arquiteto

Escola terá áreas recreativas para estudantes. Foto: Reprodução
Prevista para começar a funcionar em fevereiro do ano que vem, a Escola Americana de Vitória, que terá as instalações construídas no espaço do ginásio do Álvares Cabral, em Vitória, vai oferecer até aula de ioga para crianças a partir de 3 anos. A previsão é atender cerca de 200 estudantes do ensino infantil e fundamental I, até o 5º ano, na nova sede. Hoje, a instituição oferece apenas o ensino infantil, na Enseada do Suá.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Para abrigar a nova unidade, parte da estrutura física do ginásio do Álvares Cabral será mantida, como as áreas esportivas. Serão 50 salas de aula, laboratórios, áreas recreativas e culturais e secretaria. Ao todo, a estrutura terá 11 mil m2. Na parte interna do ginásio, serão instalados palco e salas exclusivas, que abrigarão aulas de teatro, artes e outras atividades culturais.
“A estrutura do ginásio é bem robusta e com muita qualidade estrutural, então estamos tirando vantagem disso. A partir dessa estrutura será tudo remodelado e transformado, com fachadas lúdicas. As salas de aula serão no prédio escolar, que fica colado ao ginásio e muitos desconhecem”, conta o arquiteto Kennedy Vianna.
Trânsito no o
O cuidado com o trânsito na região de Bento Ferreira e da avenida Beira-Mar foi um dos pilares da obra, segundo o arquiteto. O o à escola será feito em uma grande faixa de desaceleração, construída dentro do terreno do Álvares. “O veículo vai chegar em um grande pátio, que é a entrada da escola”, explica.
Ensino
Na unidade, além das aulas serem ministradas em inglês, todas as conversas, dentro e fora da sala de aula também devem ser faladas no idioma. Só as aulas de Português, História e Geografia são na língua nacional.
As aulas serão das 7h às 15h30 e, depois desse horário, os alunos poderão usar as áreas externas e esportivas do clube Álvares Cabral, já que os alunos serão sócio-atletas, segundo o sócio-diretor da escola, Júnior Cardoso. “Nossa proposta é que eles comecem desde cedo a prática de atividades, como natação, futebol de campo, basquete, tênis e jiu-jitsu”, comenta.
As aulas de ioga serão oferecidas desde o ensino infantil. Balé e música também complementam o currículo. “As aulas promovem diversos benefícios, como consciência corporal, aumento do ânimo e força de vontade”, explica a diretora Andrea Buffara.

Entrada ganhará área de recuo para não atrapalhar o trânsito. Foto: Reprodução
