Dia a dia
ES: Turismo de observação de baleias atrai estrangeiros
A média de avistamento foi de 10 baleias por expedição

Baleia Jubarte é flagrada no litoral do Espírito Santo. Foto: Léo Merçon/Amigos da Jubarte
De maio a junho deste ano, mais de 800 pessoas participaram dos eios para contemplação das Baleias Jubarte no Espírito Santo. Turistas e capixabas puderam observar cerca de 25 mil baleias que aram pelo litoral capixaba. A média de avistamento foi de 10 baleias por expedição.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
“O turismo de observação de baleias cresce a cada ano e o Espírito Santo é privilegiado por estar localizado na rota de migração dos cetáceos. Para este ano, foi realizada uma série de capacitações voltadas para os profissionais que atuam no ramo, tais como guias de turismo, representantes de hotéis, mestres de embarcações e outros”, comentou o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDV), Leonardo Krohling.
> Filhote recém-nascido de baleia é fotografado ao lado da mãe em Vitória
A CDV informou ainda que 64,3% dos visitantes que participaram dos eios são da Grande Vitória. Outros 26,3% são turistas de outros estados, como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Para, Ceará, Rio Grande do Sul e outros.
A temporada 2019 também atraiu turistas do interior do Espírito Santo (5,05%) e de outros países (2,2%), como Alemanha, Estados Unidos, Itália, Espanha, Argentina, Finlândia e México, que puderam conferir de perto os saltos espetaculares das baleias Jubarte.
