Dia a dia
ES sofrerá menos com onda de calor, segundo Inmet
O mais recente alerta do Inmet mostra o mapa com alerta de “perigo” para todo o Sudeste, exceto para o Espírito Santo
A onda de calor começou na segunda-feira (17) e deve ter o ápice neste fim de semana, com tendência de ainda afetar regiões do interior na próxima semana, não deve atingir o Espírito Santo. O mais recente alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostra o mapa com alerta de “perigo” para todo o Sudeste, exceto para o Espírito Santo.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A grande massa de ar quente e seco que está sobre o Brasil eleva as temperaturas em todas as regiões do país e esse calor excepcional é resultado da combinação da influência do El Niño, fenômeno que aquece as águas do Pacífico Equatorial, e das mudanças climáticas globais. No entanto, segundo o Inmet, o aviso de “grande perigo” por causa das temperaturas acima da média não abrange o Espírito Santo.
> Primavera chega com calor: veja a previsão do tempo para o Espírito Santo
O alerta é válido até as 18h de domingo. De modo geral, um alerta vermelho, de acordo com o Inmet, é emitido quando é esperado um fenômeno meteorológico de “intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”.
Antes do alerta vermelho, estava em vigor um aviso meteorológico de nível laranja (que significa perigo). Ele estava válido para sete estados: TO, SP, PR, MT, MS, MG e GO.
> Entenda os prejuízos que o calor excessivo pode trazer ao seu corpo
Os comunicados do Inmet ocorrem quando o Centro-Sul do país vive uma onda de calor atípica. Ela vai chegar ao ápice, com prováveis recordes, no fim de semana. A elevação dos termômetros tem relação direta com o El Niño muito mais rigoroso neste ano e com a Crise do Clima (causada pela emissão de gases de efeito estufa), que torna os eventos climáticos extremos mais comuns.
