Dia a dia
Quarentena: ES registra menos de 40% de isolamento social no 1º fim de semana
O governo não divulgou um índice como meta, apenas diz que as medidas da fase emergencial devem reduzir a circulação de pessoas e a transmissão do vírus

Feira livre de Jardim da Penha, em Vitória. Foto: Danielli Saquetto
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
No primeiro final de semana da quarentena, menos de 50% da população ficou em casa, respeitando a recomendação do governo do Estado. Diferente de março do ano ado, quando no dia 22, 64,7% dos capixabas respeitaram o isolamento social. Os dados são da In Loco, start up que monitora a localização por GPS de 60 milhões de telefones celulares.
O Mapa da In Loco mostra que a taxa de isolamento social na sexta-feira (19) foi de apenas 34,5%. No sábado (20) apenas 39,4% da população capixaba respeitou a quarentena e ficou em casa. Já no domingo (21), o índice teve um aumento e atingiu 47,6%. O governo não divulgou um índice como meta, apenas diz que as medidas da fase emergencial devem reduzir a circulação de pessoas e, consequentemente, a transmissão do vírus.
> Covid-19: Espírito Santo tem 53 óbitos em 24 horas; total chega a 6.981
Porém, ao analisar os números do início da pandemia, quando o governo do Estado decretou as primeiras medidas restritivas, percebemos uma adesão muito maior. No primeiro final de semana, o estado chegou a registrar a marca 64,7% da população em casa. Normalmente, esse número se aproximava da casa dos 60%, o que não foi percebido neste momento atual.
Quarentena
Na último dia 16, o governo do Estado anunciou a adoção de novas medidas restritivas visando o enfrentamento ao novo Coronavírus no Espírito Santo. Desde o dia 18 até o próximo dia 31, fica suspenso o funcionamento de quaisquer serviços e atividades, à exceção dos considerados essenciais.
As medidas anunciadas tem o objetivo de reduzir as atividades econômicas, sociais, de serviço e comércio não essenciais para que a transmissão do vírus seja controlada e mortes sejam evitadas. O estado já atingiu uma ocupação de 93,59% das UTIs. Dos 796 leitos de UTIs existentes na rede pública, 745 estão ocupados.
Entenda os dados
Os dados da In Loco usam uma tecnologia que puxa, de forma automatizada, dados públicos gerados pelos celulares. Essas informações são usadas para direcionar publicidade: é o chamado Advertising ID, um número único que constantemente identifica os interesses dos usuários que navegam pelos serviços de plataformas como Google e Facebook.
