Dia a dia
ES ganha mais 20 leitos de UTI para covid nesta segunda
“A situação é de colapso em muitos estados. Precisamos cumprir todos os protocolos indicados pela ciência. O ES não é uma ilha”, disse o governador
O governador Renato Casagrande usou as redes sociais para confirmar a ampliação do número de leitos de UTIs para atendimento exclusivo de pacientes de Covid-19. Na mesma postagem, Casagrande alertou para a necessidade de a população continuar mantendo os cuidados para evitar a contaminação com o novo coronavírus. “Segunda teremos mais 20 leitos de UTI COVID no hospital Santa Mônica, Vila Velha. Nesta unidade já temos 19 leitos de UTI e 54 leitos de enfermaria. A situação é de colapso em muitos estados. Precisamos cumprir todos os protocolos indicados pela ciência. O ES não é uma ilha”, disse o governador.
Segunda teremos mais 20 leitos de UTI COVID no hospital Santa Mônica, Vila Velha. Nesta unidade já temos 19 leitos de UTI e 54 leitos de enfermaria. A situação é de colapso em muitos estados. Precisamos cumprir todos os protocolos indicados pela ciência. O ES não é uma ilha. pic.twitter.com/oanj4MTazB
— Renato Casagrande (@Casagrande_ES) March 6, 2021
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Em uma transmissão ao vivo no sábado, dia 6, Casagrande também alertou para a necessidade de a população redobrar os cuidados, enquanto não há vacina para todos. “Estamos contratando mais 20 leitos de UTI Covid-19 para que possamos atender a população, caso seja necessário. Precisamos estar um o adiante. Estamos vendo que o Brasil está em muita dificuldade. Este é o pior momento que o País está vivendo. É preciso que a gente compreenda que a abertura de leitos não é a solução definitiva. Precisamos interromper a cadeia de transmissão do vírus, enquanto a gente não tiver vacina para todos”, afirmou.
O governador também destacou o fato de ter aumentado o número de municípios no estágio moderado de risco para a transmissão da doença. “Aumentou o número de municípios em risco moderado e também a taxa da ocupação de leitos. Não estamos mais reduzindo os óbitos por causa da doença, então o momento exige muita cautela. Vamos seguir abrindo leitos e, até o final de abril, a ideia é de que a gente tenha 900 leitos de UTI. O Espírito Santo é o estado que está mais abrindo leitos por habitante no Brasil, mas é bom que a gente compreenda que tem um limite. Tomamos a decisão de não abrirmos hospital de campanha para investir na rede própria. Para que esses leitos fiquem para sempre à disposição da população”.
O da Secretaria da Saúde aponta neste domingo, dia 7, o número de 701 leitos de UTI disponíveis para tratamento de pacientes de covid-19 no estado. No primeiro pico da doença, entre maio e julho, o Espírito Santo chegou a contar com 715 leitos. A taxa de ocupação está em 82,03%.
