fbpx

Dia a dia

ES deverá receber 690 mil doses de vacinas em maio

Previsão está baseada no anúncio feito pelo Ministério da Saúde, do recebimento de 34,5 milhões de doses da vacina contra a covid-19 neste mês

Publicado

em

O Espírito Santo deverá receber cerca de 690 mil doses de vacinas contra a covid-19 ao longo do mês de maio. A previsão tem como base a soma de vacinas esperadas pelo Ministério da Saúde neste mês. Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o Brasil deve receber em maio 34,5 milhões de doses de vacinas contra a covid. Em entrevista coletiva na sexta-feira, dia 30, o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, deu a parcela de vacinas enviadas para o estado a cada lote recebido pelo governo federal. “Recebemos, normalmente, 2% das vacinas entregues ao Ministério da Saúde”, disse Nésio. Se esse percentual for mantido, o estado receberá, então, as 690 mil doses. Seria o maior lote de vacinas já entregues em um mês ao governo estadual.

Esse número poderá sofrer alterações caso haja atrasos na produção ou na importação de vacinas, algo rotineiro desde o início da vacinação no Brasil. No entanto, o Ministério da Saúde tem sido mais cauteloso na divulgação dos dados sobre as vacinas a serem entregues pelo laboratórios. A previsão de 34,5 milhões de does em maio foi atualizada nesta sexta-feira, dia 30. Ela soma doses das vacinas Oxford/Fiocruz, CoronaVac/Butantan, Pfizer/BioNTech e, também, as recebidas pelo consórcio Covax, iniciativa liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que tem como objetivo garantir um o mais igualitário às vacinas.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Neste fim de semana são esperadas 4 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca compradas via consórcio Covax Facility: serão 220 mil no sábado (1º), e no domingo (2) outras 3,8 milhões de doses.

O novo cronograma informa que serão entregues em maio:

. Fiocruz (AstraZeneca/Oxford): 21,5 milhões
. Butantan (Sinovac/CoronaVac): 5,6 milhões
. Covax Facility (AstraZeneca): 4 milhões (4.051.200)
. Covax Facility (Pfizer/BioNTech): 842,4 mil
. Pfizer/BioNTech: 2,5 milhões (2.515.330)
. TOTAL: 34.508.930 doses

Com a chegada das vacinas, a Sesa deverá dar encerrar a imunização da faixa da população acima de 60 anos e dar andamento à vacinação dos grupos prioritários. A secretaria deve divulgar nos próximos dias os protocolos a serem seguidos para a vacinação das grávidas, dos portadores de Síndrome de Down e de doenças crônicas. A definição para a vacinação desse grupos de pessoas com as chamadas comorbidades tem gerado muitas dúvidas, mesmo entre as autoridades de Saúde. Pelas regras do Plano Nacional de Imunização (PNI), deverão ser atendidos quem sofrer de diabetes, problemas cardíacas e renais, entre 22 doenças elencadas. Mas ainda não se sabe como será feita a comprovação dessas doenças nem qual a ordem das comorbidades a serem atendidas.

Depois desses grupos, também são considerados prioritários os detentos, os funcionários do sistema prisional, os trabalhadores em transporte coletivo e também dos portos e de setores industriais. Trabalhadores da segurança pública, como policiais e bombeiros, e do setor de Educação também são considerados prioritários, mas já estão sendo vacinados.