Dia a dia
‘Enem dos Concursos’: governo anuncia adiamento. Saiba o motivo
Decisão aconteceu após as fortes chuvas no Rio Grande do Sul, que impossibilitará a chegada de participantes para a prova

Prova do Concurso Nacional Unificado seria neste domingo. Foto: Reprodução
O Concurso Nacional Unificado (CNU) – conhecido como ‘Enem dos Concursos’ – foi adiado pelo governo federal. A decisão foi tomada após as fortes chuvas no Rio Grande do Sul, que impossibilitaria a chegada dos candidatos aos locais de prova.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O Rio Grande do Sul tem 86 mil candidatos inscritos, e os exames seriam realizados em 10 cidades – algumas delas estão em situação de emergência. O RS decretou estado de calamidade após registro de 37 mortos, 74 desaparecidos e mais de 24 mil moradores fora de casa nos últimos dias.
O ministro da Comunicação, Paulo Pimenta, afirmou que o custo para adiamento das provas do Concurso Nacional Unificado é de R$ 50 milhões e que o governo está avaliando uma “saída jurídica”. A ministra Esther Dweck deve fazer um pronunciamento ainda hoje para dar mais detalhes sobre o adiamento.
No ES
No Espírito Santo, 32.887 mil candidatos estarão a espera de uma nova data para a realização da prova. A capital do estado é onde concentra o maior número de concurseiros do estado, com 12.431 candidatos. Em seguida vem Vila Velha, com 7.970, Serra com 4.146, Cachoeiro de Itapemirim com 3.395, São Mateus com 2.621 e Colatina com 2.324.
Com 2,1 milhões de inscritos, o NU já é o concurso com o maior número de candidatos realizado no Brasil, superando os recordes anteriores, dos certames do Banco do Brasil de 2021 e 2022, que registraram, respectivamente, 1,6 e 1,5 milhão de inscritos.
