fbpx

Dia a dia

Em caso de incêndio no veículo, você sabe o que fazer?

Principais causas desse tipo de acidente é vazamento de gasolina e falta de manutenção

Publicado

em

Carro pegando fogo na Praia da Costa. Foto: reprodução

Nesta semana, três incêndios atingiram veículos na Grande Vitória,  chamaram atenção dos capixabas e surgiram algumas dúvidas, principalmente sobre qual é a forma correta de agir em uma situação deste tipo.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Mas, antes de entender como conter as chamas, é preciso saber como evitar que o carro pegue fogo. Para isso, o primordial é manter a manutenção do carro em dia, de acordo com o especialista em mecânica automotiva, Thiago Woelffel.

“Às vezes vezes tem algum fio que pode estar ressecado e criar um atrito com alguma parte do motor, causando um curto-circuito. Pode acontecer também algum vazamento de óleo ou combustível. Por isso, o ideal é fazer um check up do carro, para conferir se está tudo certo”, afirma.

No caso de incêndio

Se começar a sair fumaça pelo capô do carro, é preocupante. A orientação, primeiramente, é sair do veículo já com o extintor em mãos. Mas, atenção, não pode abrir o capô.

“Se abrir o capô, terá uma quantidade muito grande de oxigênio e isso faz com que o fogo aumente mais. O conselho é apenas destravar o capô e tentar apagar as chamas com o extintor pelas frestas. Se for seguro, depois de controlado o fogo, pode abrir o capô e apagar o resto”, orienta Thiago.

Mesmo assim, em caso de incêndio, o ideal é sempre chamar o Corpo de Bombeiros para ajudar no controle das chamas, pelos números 190 e 193.