fbpx

Dia a dia

Em 2 minutos, assaltante corta cabo de aço e leva bike de triathlon na Praia da Costa. Veja o vídeo

ES registra cerca de 9 furtos ou roubos de bicicletas por dia

Publicado

em

O Espírito Santo já registrou entre janeiro e fevereiro de 2022 cerca de 544 ocorrências de roubo e furto de bicicletas, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública. Em média, foram ao menos 9 ocorrências de furto ou roubo de bicicletas por dia no estado.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Nem mesmo o movimento da rua inibe a ação dos criminosos. No dia 25, véspera do carnaval, às 16h14, um suspeito aproveitou para furtar uma bicicleta na rua da Alça da Terceira Ponte, na Praia da Costa, em Vila Velha.

Nas imagens é possível ver toda a ação do criminoso. Na maior calma, o rapaz ao telefone senta ao lado da bicicleta estacionada e senta. Ele observa o movimento e, então, saca o alicate do bolso e começa a quebrar o cabo de aço que prende o objeto.

As pessoas am pelo local e não observam a ação do criminoso. E nem mesmo o movimento inibe a ação do rapaz, que depois de 2 minutos consegue quebrar o cabo de aço e soltar a bicicleta. Ele sai pedalando em direção ao Shopping Praia da Costa.

A bicicleta era usada pela vítima como meio de locomoção. “Eu peguei covid-19 ainda no início da pandemia do coronavírus. Depois disso, nunca mais voltei a andar de ônibus, comprei a bicicleta usada e adaptei ela para poder usar no meu dia a dia, para ir trabalhar e não precisar do coletivo”, conta a vítima – que não quis ter o nome divulgado.

Ainda de acordo com a vítima, a bicicleta tinha um Quadro Caloi 700 cinza, clip apoio guidão de triathlon, rodas e pneus speed, cambio dianteiro e traseiro shimano. Ele comprou ela usada e foi trocando as peças e montando com o tempo.

“Eu já fui e voltei para Marataízes e Anchieta com ela. Muitas memórias. Era preparada para fazer longas distâncias. Fora que era meu meio de locomoção no meu dia a dia”, lembra a vítima.

A região da Alça da Terceira Ponte, na Praia da Costa, é alvo de reclamações constantes devido à insegurança na região e aglomerações de pessoas em situação de rua nas redondezas. Moradores e funcionários já acionaram a ouvidoria da Prefeitura de Vitória para denunciar até mesmo coação dos indivíduos durante as abordagens em que pedem dinheiro ou oferecem serviços.

A Polícia Militar informa que, por meio da 1ª Companhia do 4° Batalhão, realiza o policiamento ostensivo 24h por dia em todo o bairro Praia da Costa, em Vila Velha, e que durante a Operação Verão as ações estão sendo reforçadas em toda a orla da região. Além do patrulhamento preventivo, a região conta com cercos táticos, ponto base, visitas tranquilizadoras, abordagens e operações frequentes. No entanto, ainda cabe ressaltar que a qualquer suspeita ou ocorrência de crime em andamento é importante que a comunidade acione imediatamente a viatura pelo Ciodes (190).

Questionada sobre o reforço da segurança na região, a Prefeitura de Vila Velha ressaltou que conta com o serviço de abordagem social, que oferta vários encaminhamentos como Centro Pop, Abrigos , alimentação, documentos, inserção no mercado de trabalho dentre outros serviços. O projeto Vila Velha Social realiza diversos serviços como de limpeza urbana e a qualificação dos espaços públicos.