Dia a dia
Divino de São Lourenço entra do mapa de risco alto de covid-19
Ainda não há nenhum município considerado de risco extremo. Novidade é que municípios classificados no risco alto deverão manter as medidas pelo prazo mínimo de 14 dias

Mapa apresenta 37 cidade com risco alto de covid-19
A cidade de Divino de São Lourenço, que fica na região do Caparaó, entrou neste sábado (13) na lista dos municípios considerados em risco alto de contágio pela covid-19, devido ao crescimento do número de casos em relação à população. Segundo o Covid-19, são 63 casos confirmados no municípios, que tem 4.600 habitantes.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Agora são 37 municípios considerados em risco alto e outros 41 em risco moderado. Não há nenhum município em risco baixo e também nenhum município entrou no risco extremo, que é quando deverá ser decretado o ‘lockdown’, com restrição de funcionamento de várias atividades econômicas.
A informação foi divulgada pelo governador Renato Casagrande em pronunciamento neste sábado. O novo mapa de risco terá vigência entre a próxima segunda-feira (15) e o domingo (21). A partir de agora, os municípios classificados no risco alto deverão manter as medidas qualificadas pelo prazo mínimo de 14 dias.
> Casagrande anuncia regras para o lockdown

Comparativo ao longo das semanas
A Matriz de Risco, que está em sua terceira fase, leva em consideração como critérios de classificação o Coeficiente de Incidência de casos confirmados nos municípios, a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), os índices de isolamento social e de letalidade da doença, além do percentual da população acima dos 60 anos – considerado como grupo de risco.
Casagrande destacou que vai acompanhar a ocupação dos leitos de UTI nesta semana para avaliar uma possível mudança para risco extremo. Para chegar a medidas de lockdown, a ocupação da UTI tem que ultraar os 90%, mas por enquanto o estado está com 86% dos leitos intensivos ocupados.
O governador também decretou luto oficial de três dias pelas vítimas do novo Coronavírus (Covid-19), visto que o Espírito Santo deve superar neste sábado (13) o total de mil mortos em decorrência da doença, já que na sexta-feira (12) estado chegou à marca de 999 óbitos.
“Limite de leitos”
Casagrande pediu mais uma vez para que as pessoas mantenham o isolamento social e usem máscaras para conter o avanço da doença e impedir a adoção de medidas mais extremas como o fechamento total e restrição das atividades econômicas. Segundo ele, o estado deve contar até o final do mês de junho com mais leitos de UTI, totalizando quase 700 unidades. Mas ressaltou que o número de novos leitos de UTI já está chegando perto do limite do Espírito Santo, que deve ser de 800 leitos de UTI para covid-19.
