fbpx

Dia a dia

Dez dicas para economizar energia com aumento na conta de luz

O que mais aumenta o consumo de energia são os equipamentos de aquecimento, como chuveiro, forno elétrico, fritadeira elétrica e ferro de ar

Publicado

em

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Enfrentando a pior seca dos últimos 91 anos, o governo federal criou uma taxa extra na conta de luz batizada de “bandeira escassez hídrica”. A partir desta quarta-feira, 1º de setembro, o valor da taxa adicional cobrada nas contas de luz ará de R$ 9,49 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) para R$ 14,20. O valor vai vigorar até 30 de abril. Com isso, a conta de luz vai ficar, em média, 6,78% mais cara, segundo cálculos do comitê do Ministério de Minas e Energia.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

E para o valor da conta dos próximos meses não chegar tão mais alto, o professor de Engenharia Elétrica do Instituto Federal do Espírito Santo Pablo Muniz, deu 10 dicas de como economizar energia no dia a dia em casa. Ele explica que no dia a dia, o que mais aumenta o consumo de energia são os equipamentos de aquecimento, como chuveiro, forno elétrico, fritadeira elétrica e ferro de ar, por exemplo.

1 – Trocar a resistência do chuveiro

O chuveiro elétrico é um dos equipamentos que mais gasta energia na casa. Por isso, uma das dicas para quem quer economizar é trocar a resistência para uma de potência mais baixa, ando de 5500W para 3200W, por exemplo. O banho não será tão quente, mas deve resultar em conta de valor mais baixo. Nunca é demais lembrar que o tempo gasto embaixo do chuveiro também influencia na conta, portanto, banhos mais rápidos gastam menos energia.

2 – Trocar lâmpadas fluorescentes pelas de LED

Se você ainda não fez a troca das lâmpadas fluorescentes da sua casa pelas de LED esse pode ser um bom momento. Se não puder trocar todas, escolha de um cômodo que fica mais tempo com a luz acesa. A lâmpada de LED é 50% mais econômica que a fluorescente e tem vida útil três vezes maior.

3 – Não deixar a cafeteira elétrica ligada

Deixar a cafeteira elétrica ligada por horas para manter o café quentinho pode custar caro no final do mês. Por isso, uma dica é ar o café para uma garrafa térmica, que vai continuar mantendo a bebida aquecida sem gastar energia. Já as cafeteiras de cápsulas também são potentes, mas como ficam pouco tempo ligadas acabam não gastando tanta energia.

4- Deixar o computador em repouso se for ficar sem usar

A tela é um dos componentes do computador que mais gasta energia. Então, se for se ausentar do escritório ou do espaço de estudos, deixe o computador em repouso. Esse modo é mais recomendado porque baixa bastante o consumo de energia e ainda preserva o computador do liga/desliga frequente, que pode danificar os componentes.

5 – Fritadeira, forno elétrico e misteira

Por terem potência alta, vão sempre gastar mais do que o gás para o cozimento dos alimentos. Portanto, uma dica para economizar é sempre usar o menor tempo possível o equipamento.

6 – Não colocar alimentos quentes na geladeira

Deve-se evitar colocar a comida ainda quente em potes dentro da geladeira. Assim, o equipamento gasta mais energia para resfriar o alimento. O ideal é esperar chegar em temperatura ambiente para aí sim levar para a geladeira.

7 – Não descongelar comida no micro-ondas

Descongelar alimentos na pia ou no micro-ondas também é considerado desperdício de dinheiro. O recomendado é colocar na parte fria da geladeira para ir descongelando lentamente, assim ele compartilha o frio que acumulou com mais objetos. E também evita-se gastar mais energia, no caso do micro-ondas, para fazer o processo contrário.

8 – Usar a capacidade total da máquina de lavar

Quem nunca colocou na máquina só aquela camiseta suja? Então, colocar uma camiseta ou juntar todos os lençóis e toalhas na capacidade da máquina, 9 a 15 kg, geralmente, vai gastar a mesma energia no final das contas. Por isso, a dica juntar as peças e trabalhar com a máquina dentro da sua capacidade.

9 – Não colocar temperatura muito baixa no ar-condicionado

Colocar uma temperatura muito baixa no ar-condicionado pode aumentar o valor da conta no final do mês. O ideal é manter o ar-condicionado entre 22 e 24 graus. Se lá fora está 30 graus e a temperatura está em 24, a diferença é de seis graus. Se ajustar para 18 serão 12 graus de diferença e o aparelho vai gastar o dobro de energia. A cada grau mais frio a quantidade de energia que gasta é muito grande por isso o ideal é manter a temperatura até 24ºC.

10 – Não ligar o ferro para ar uma peça

O ferro de ar, aparelho de aquecimento, está entre os que gastam mais energia no dia a dia. Evite ligar para ar apenas uma peça porque ele já gasta energia no período que está aquecendo. O ideal é juntar uma quantidade de peças para ar de uma vez.