fbpx

Dia a dia

Demanda por sangue aumenta 30% no carnaval. Aproveite o feriado para doar!

Com estoque em estado crítico, Hemoes necessita de mais doadores principalmente dos tipos sanguíneos O+ e O-

Publicado

em

Detran abre Semana Nacional de Trânsito com ação para doação de sangue. Foto: Sabin Urcelay/Pixabay

Demanda por sangue aumenta 30% no carnaval enquanto doação cai. Foto: Sabin Urcelay/Pixabay

Uma única bolsa de sangue pode salvar até sete vidas e, no carnaval, a demanda por sangue aumenta 30% no Espírito Santo. Com estoque em estado crítico, o Centro Estadual de Hemoterapia e Hemtatologia do Espírito Santo (Hemoes) necessita de mais doadores, principalmente dos tipos sanguíneos O+ e O-.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

“Quando a gente fala que é crítico, nós temos uma situação onde entra a doação e já atende quem precisa. Se ocorre uma situação em que a gente tenha mais pessoas precisando, vamos ter uma dificuldade muito grande em atender. Se ninguém doar hoje, não tem estoque”. As palavras são da diretora istrativa do Hemoes, Rosilene Vieira, em entrevista à rádio BandNews FM.

Mesmo com a folia proibida em diversas cidades no estado, a demanda por sangue aumenta no carnaval pelo número de pessoas que pegam estradas e vão viajar. Assim como a maioria dos feriados, os hospitais terão mais pessoas necessitando de doação. No entanto, neste período, o número de doadores costuma cair.

Para doar sangue regularmente, é preciso seguir alguns critérios, como ter entre 16 e 79 anos e pesar mais de 50 quilos. As pessoas com diagnóstico positivo para o vírus ou suspeita de infecção, com ou sem sintomas, ficam inaptas para doação por dez dias depois da completa recuperação. Com relação ao contágio pelo vírus da influenza, é exigido o intervalo de 15 dias após cura total da doença.

Também é preciso se atentar aos prazos de vacinação. Aos que foram imunizados com a Coronavac, é necessário aguardar dois dias para realizar a doação. Já os demais imunizantes a recomendação é de sete dias.

De acordo com Rosilene, é só ar no Hemocentro antes de viajar e realizar o ato de solidariedade. “O Hemoes funciona de segunda a domingo, de 7h às 18h. Vamos funcionar normalmente durante o carnaval. As pessoas podem realizar o ato de salvar vidas antes de pegar estrada, isso que é importante. Antes de colocar a mala no carro, venha aqui e realize sua doação”, afirma.

Pelo site do Hemoes, também é possível agendar a doação de sangue e obter informações sobre estoque, critérios para ser um doador e fazer cadastro de medula óssea. Basta ar o site  www.hemoes.es.gov.br.

Antes de efetivamente doar sangue, os voluntários am por uma triagem para avaliar a condição de saúde e verificar se estão aptos a realizar a doação.