fbpx

Dia a dia

Curiosidade: conheça o sistema e saiba como é montada a ciclovia da 3ª Ponte

O sistema foi adotado para permitir que a realização dos trabalhos não cause interferência no trânsito
Sistema de o Suspenso QuickDeck na Terceira Ponte

Publicado

em

Com ritmo acelerado, a montagem da ciclovia da vida da Terceira Ponte alcançou o trecho do mar, no sentido Vitória x Vila Velha, o que corresponde a estrutura de “caixão perdido de concreto” da ponte. E para permitir que a realização dos trabalhos não cause interferência no trânsito foi adotado o Sistema de o Suspenso QuikDeck.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) disse que a plataforma vista no vídeo é chamada de quick deck e já utilizada pela construção civil há alguns anos. É uma espécie de andaime suspenso que permite que os trabalhos sejam executados a partir da parte inferior da ponte.

“Foi a metodologia construtiva escolhida para as obras de ampliação e Ciclovia da Vida, pois permite que a maior parte dos serviços sejam realizados sem a necessidade de interferência no trânsito da via”, explicou por nota a secretaria.

O Sistema de o Suspenso QuikDeck, desenvolvido pelo Grupo Orguel, é recomendado para serviços em locais com o , grandes alturas ou instabilidade e restrição ambiental. A solução pode ser empregada em pontes, viadutos, plataformas de petróleo, indústrias, entre outros.

A flexibilidade para compor plataformas de trabalho suspensas em diferentes formas geométricas e tamanhos, o Sistema QuikDeck permite que o trabalho seja realizado nos mais diversos espaços, além de oferecer maior segurança aos trabalhadores, que conseguem se deslocar de maneira segura pelo equipamento. O Grupo Orguel comenta que o sistema é composto por treliças que se conectam aos carretéis de junção, sendo montado a partir de um único módulo e expandido já na posição de trabalho.

Nesse caso da ponte, o QuikDeck é usado para facilitar o o às bases inferiores de pontes e viadutos, possibilitando a manutenção segura e sem a interdição de agens. O equipamento tem um menor peso e maior capacidade de carga, se comparado ao andaime tradicional, o que facilita a montagem e não sobrecarrega as estruturas.

OBRAS

No momento, as obras contam com quatro frentes de trabalho – duas no sentido Vitória x Vila Velha e duas no sentido contrário. No total, a Ciclovia da vida já possui 2,5 km de extensão fixadas à ponte. Também já foram iniciados os trabalhos de ampliação da ponte, no trecho Vila Velha x Vitória.

A estrutura que será anexada à ponte nos dois sentidos, como forma de impedir o suicídio, contará com uma grade antiescalada para a proteção, com altura de três metros e uma pista de ciclovia, com pavimento asfáltico de três metros de largura.

Próximo ao vão central, a estrutura da ciclovia terá um alargamento chegando a seis metros e funcionará como uma espécie de mirante. Neste ponto, parte da grade antiescalada será substituída por vidro. As pistas serão de sentido único: uma para Vitória e uma para Vila Velha.

AMPLIAÇÃO DA CAPACIDADE

Além da ciclovia, a Terceira Ponte ganhará mais uma faixa em cada sentido, ficando com seis faixas no total. Assim, a capacidade de fluxo de veículos na ponte será aumentada em torno 40%. Hoje, a ponte tem quatro pistas, sendo duas para cada sentido.

Para a inclusão das novas faixas, as pistas existentes vão ficar mais estreitas e as proteções central e laterais também serão estreitadas. As pistas laterais serão de uso exclusivo de transporte coletivo e arão a ter 3,10 metros cada. Já as pistas no meio serão para automóveis e terão 2,80 metros cada. A simulação do projeto mostrou eficiência e melhoria do trânsito em todos os horários.