fbpx

Dia a dia

Criminosos utilizam dados do Detran-ES para aplicar golpes

Criminosos estão usando e-mails falsos aos usuários informando que existe multa cadastrada no F do motorista

Publicado

em

Novo documento do Detran unifica registros. Foto: Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) emitiu um alerta, nesta quarta-feira (26), sobre um golpe aplicado em nome do órgão. Criminosos estão usando e-mails falsos aos usuários informando que existe multa cadastrada no F do motorista, débitos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Licenciamento ou propostas de facilidades na aquisição de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e compra de veículos de leilão, segundo o órgão.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Ainda de acordo com o Detran-ES, o canal para a abertura de processos e emissão de boletos para pagamentos de taxas referentes aos serviços do órgão é o site e a instituição não realiza abordagem por meio de e-mails, assim como os processos de habilitação.

“Os contatos do órgão com os condutores e proprietário de veículos são prioritariamente realizados por meio de correspondências enviadas via Correios; por meio de mensagens de texto via celular (SMS), somente mediante à abertura de processos de veículos ou de habilitação feitos pelo próprio cidadão ou seus representantes legais com o órgão; ou, ainda, por meio de notificação pelo aplicativo nacional Carteira Digital de Trânsito (CDT) para aqueles cidadãos que aderiram ao aplicativo, que não é do Detran-ES, mas se trata de um aplicativo oficial com possibilidade de notificação dos condutores capixabas e proprietários de veículos pertencentes à frota do Espírito Santo”, explicou o órgão.

O Detran-ES destaca que todos os leilões que realiza são eletrônicos e também devem ser consultados no site, na área de editais de leilão de veículos. Orienta ainda que o cidadão que tiver interesse em adquirir um veículo dessa forma deve ar a página oficial do órgão e agendar uma vistoria. Além disso, destaca que essa vistoria somente é realizada no Pátio Central do Detran-ES, que fica na Serra.

O órgão orienta que as pessoas desconfiem e denunciem facilidades, por meio do Disque-Denúncia 181, ou via Ouvidoria-Geral do Estado, por meio do telefone 0800 022 11 17 ou pelo e-mail [email protected].